A BWH Hotels, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, anunciou um grande plano de expansão no Brasil. Nos próximos cinco anos, a rede pretende agregar pelo menos mais 25 empreendimentos no país. Segundo Ricardo Manarini, Country Manager da BWH Hotels, cerca de 80% desses novos negócios devem ser conversões.
Entre os focos da rede nessa expansão estão hotéis upscale e de luxo, focados em experiências e bem-estar, e os principais destinos do Sul e do Sudeste, em uma mescla de perfis corporativo e de lazer. As regiões Centro-Oeste e Nordeste seguem como pilares já consolidados e com alto potencial de ampliação.
Holding global com 4.300 hotéis em mais de 100 países, a BWH Hotels é composta por três empresas hoteleiras de grande nome (WorldHotels, Best Western Hotels & Resorts e SureStay Hotels), com um portfólio de 18 bandeiras em todos os segmentos.
Expansão no Brasil
Depois da chegada de Manarini como Country Manager em 2022, a BWH acaba de dar um novo passo na expansão de seus negócios no Brasil. A rede agora tem uma filial no país, com operação local estruturada com CNPJ próprio, contratos em português, pagamentos em moeda nacional e parcerias com fornecedores de tecnologia, além da ampliação da equipe nas áreas de vendas, marketing e desenvolvimento.
“Um país no qual vemos muito potencial de crescimento é o Brasil. É por conta disso que a BWH decidiu investir em ter um escritório e um time aqui”, conta Richard Rehwaldt, vice-presidente para América Latina da BWH Hotels.
A consolidação da BWH Hotels no país também passa por um trabalho com foco em negócios B2B, especialmente no relacionamento com hotéis independentes que ainda não operam com marcas. Para Manarini, o plano atual de expansão propõe colocar o hoteleiro independente em pé de igualdade para competir com as grandes redes internacionais.
“Um dos nossos diferenciais é a autonomia que garantimos para o hoteleiro. A operação continua com ele, a decisão final é dele. A gente entra muito mais como um suporte para indicar os melhores caminhos. Além disso, a gente consegue oferecer um custo mais competitivo do que os nossos concorrentes internacionais”, afirma Manarini.
Hotéis em operação no Brasil
Hoje, a rede conta com seis hotéis no Brasil: Majestic Ponta Negra Beach (em Natal/RN, upscale e integrante da WorldHotels Elite), Best Western Premier Maceió (em Alagoas, upscale), Best Western Salvador Hangar Aeroporto (na Bahia, midscale), Best Western Shalimar Praia Hotel (em Porto Seguro/BA, midscale), Wanderlust Experience Hotel (em Campos do Jordão/SP, upper midscale da BW Signature Collection) e Best Western Suites Le Jardin Caldas Novas (em Goiás, midscale).
Em 2024, os hotéis brasileiros da BWH faturaram mais de R$ 86 milhões, com expectativa de crescimento entre 6% e 10% em 2025. Cerca de 40% das reservas foram realizadas via sistemas da companhia, sendo 15% em canais diretos e 25% por OTAs integradas. O programa de fidelidade responde por 45% desse total.
Rehwaldt destaca ainda que “a BWH tem tanto interesse em desenvolver a marca no Brasil não só pelo turismo interno, mas porque o brasileiro viaja muito para fora. Então, se a marca é reconhecida e tem presença no Brasil, quando o brasileiro viaja para a Europa, os Estados Unidos ou a Ásia, ele vai procurar a nossa marca”.
Mais informações em: bwhhotels.com
Texto por: Patrícia Chemin, com informações de agência
Foto destaque por: Divulgação