Explore as belezas naturais e selvagens da maior dolina da América do Sul
A cerca de 54 km de Bonito, no Mato Grosso do Sul, o Buraco das Araras, localizado na cidade de Jardins, consiste em uma dolina de 500 metros de diâmetro, em que o visitante pode observar as araras vermelhas em seu habitat natural. Este passeio, que também engloba uma leve trilha contemplativa de 900 metros, e dois mirantes para observação, apresenta mais de 100 espécies de aves, além de outros animais.
Comprometimento com a natureza – A história da recuperação
Inaugurado como atrativo turístico em outubro de 1996, pelo proprietário Modesto Sampaio, o local era, anteriormente, um grande lixão, onde eram jogados todos os tipos de resíduos, causando poluição e degradando a vegetação nativa e as espécies que lá viviam. Com o apoio Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, do Exército e do Corpo de Bombeiros da cidade de Jardim, Seu Modesto e sua família, da Fazenda Alegria, puderam retirar três caminhões lotados de lixo e entulhos de dentro do buraco.
Após anos de recuperação da floresta nativa da região, pertencente ao bioma Cerrado, e da preservação da fauna, um casal de araras-vermelhas, espécie que antes vivia na região, mas que, aos poucos, foi sendo repelida por conta da poluição; foi solta, com o objetivo de atrair outros casais para o local. Atualmente, a área de 100 hectares de fazenda, conta com cerca de 160 araras e é oficialmente reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), desde 2007. A partir desta importante titulação, realizada pela Portaria n° 25 do IBAMA, é garantida a proteção perpétua da biodiversidade do local.
Este lindo trabalho de reflorestamento, mérito de Seu Modesto e família, começou a atrair muitos turistas e agora, o turismo ecológico é o que molda o Buraco das Araras. Seu Modesto, que completa 85 anos em fevereiro, afirma que se emociona toda vez que acompanha os visitantes, percebendo que seu trabalho moldou o futuro do Buraco e das próximas gerações, que poderão visitá-lo.
A visitação ao Buraco das Araras
Com capacidade de atender cerca de 200 pessoas por vez, a visita ao Buraco das Araras deve ser planejada com certa antecedência, através das agências de Bonito ou de Jardins.. Com horário de funcionamento das 7h às 17h, a parte da manhã continua sendo a mais procurada, por ser o melhor período para ver as araras.
O circuito se inicia quando os visitantes são alocados em grupos de 10 pessoas, sempre acompanhados por um guia credenciado. No início da primeira trilha, com destino ao mirante de número um, é apresentado um vídeo informativo, com diversos conteúdos sobre educação ambiental e curiosidades sobre o Buraco das Araras.
Ao longo do passeio dois outros vídeos também complementam informações essenciais, que desempenham um papel fundamental na preparação dos visitantes, conscientizando-os acerca da biodiversidade e história do local, a formação e geologia da dolina, além de orientações de segurança, que garantem as regras de conduta das trilhas e dos mirantes.
A duração total do trajeto, dura em média uma hora e meia, mas é nos mirantes que os turistas preferem ficar por mais tempo. A observação das araras, de seus voos e habitat, além de seu canto memorável, é uma experiência que fica pra vida e provoca muitos momentos emocionantes entre os que puderam conhecê-las.
Ao final desta jornada, o visitante leva na memória todas as informações que aprendeu, os animais que observou, a histórias que lhe foram contadas e, principalmente, o privilégio que é, se ver de pertinho, tantos casais de araras que tiveram suas vidas mudadas pelo projeto de conservação que Modesto realizou. Assim compreendendo a importância vital da preservação ambiental e a força da natureza quando respeitada, transformando sua própria percepção sobre a conservação e o papel de cada um nesse delicado equilíbrio.
Passeio complementar – Jardim Ecopark
Do outro lado da rodovia, o Jardim Ecopark, também propriedade de Modesto Sampaio e família, é uma opção de passeio complementar, que pode ser realizado após a visitação do Buraco das Araras.
Este balneário, situado às margens do Rio da Prata, é o local ideal para quem busca relaxamento e diversão. Com quadras de areia, duchas, redário, quiosques, restaurante, wi-fi e estacionamento, apresenta uma infraestrutura robusta em meio a tranquilidade das águas cristalinas e refrescantes que o Ecopark oferece.
O local de banho é separado pela profundidade do rio e conta com salva-vidas e coletes para segurança de todos, além de equipamentos, como máscara e snorkel, para mergulho livre. Com diversos peixes e uma linda cachoeira, é possível observar a fauna aquática de perto, e aproveitar um dia inteiro nas águas do melhor balneário de Jardins.
Serviço
Localização: Rodovia BR 267 – Km 510 (Jardins – MS)
Central de Reservas: 67 3255-4344
Ingressos: Compra realizada por meio de agências. Indicação: Acqua Viagens e H20
Buraco das Araras Ecoturismo
Site: www.buracodasararas.com.br
Email: contato@buracodasararas.com.br
Jardim Ecopark
Site: www.jardimecopark.com.br
Email: contato@jardimecopark.com.br
Texto por Isadora Lacerda

