Bonito, localizado a aproximadamente 300 km de Campo Grande, capital do Estado, ficou bastante conhecida graças a seus rios cristalinos e grutas impressionantes, formadas pela concentração de cálcio no solo. Além do charme da cidade de interior, Bonito não deixa a desejar com a infraestrutura, com ótimos restaurantes e hotéis.
O destino apresenta diversas opções de lazer: desde tomar banho de cachoeira à fazer esportes de aventura nas cavernas da região e nadar com peixinhos. Mas atenção, é recomendado reservar os passeios com um mês de antecedência e pelo menos três meses em feriados e na alta temporada.
São muitas opções de passeios disponíveis, é impossível citar todos, mas vale destacar pelo menos três passeios. Este é um convite à:
- Gruta Catedral
- Parque das Cachoeiras
- Praia da Figueira
Além de fazer flutuação e mergulho com cilindro dentro da Gruta do Mimoso e o radical Abismo Anhumas, ou explorar a caverna mais famosa da cidade, a Gruta do Lago Azul, não deixe de conhecer o interior de duas cavernas secas: a Catedral e a São Miguel.
As cachoeiras de Bonito, em sua grande maioria, ficam em propriedades privadas, mas podem ser conhecidas por trilhas guiadas. Mas próxima ao centro da cidade está o Parque das Cachoeiras e a Estância Mimosa.
O Parque das Cachoeiras é perfeito para contemplar as belezas do Rio Mimoso: são sete cachoeiras (Cachoeira da Gruta, Cachoeira do Mulungu, Cachoeira do Sol, Cachoeira do Salto, Cachoeira do Sinhozinho, Cachoeira da Figueira e Cachoeira do Amor) que tem acesso por uma trilha de 1,7 km, que tem de ser feita obrigatoriamente em grupo e com guia turístico. São aproximadamente três horas de caminhada, mas não se preocupe, não há dificuldade nenhuma. A Estância Mimosa, que compartilha algumas quedas d’água do Parque das Cachoeiras, fica na outra margem do Rio Mimoso. O trajeto de 2.450 metros também é feito em grupo e com um guia.
Já a Catedral, antigamente Gruta São Mateus, é uma caverna de contemplação. A trilha é tranquila, com apenas 320 metros até a caverna. No seu interior é possível contemplar e aprender mais sobre as formações rochosas. Não esqueça de levar sapatos fechados, roupas leves, garrafa de água, protetor solar e repelente. O local também rende diversas fotos, então procure levar o celular ou uma câmera para fotografar os atrativos.
A visitação é de aproximadamente 1h30min e no local também há um museu, o Kadiwéu, onde você pode conhecer mais sobre a história da região, observar animais empalhados e contemplar objetos antigos doados pelos moradores da cidade.
A Praia da Figueira, por sua vez, é uma das opções mais populares para passar o dia e relaxar. A temperatura ambiente do lago é agradável e são vários quiosques, onde se pode tomar uma caipirinha deliciosa.
A apenas 16 quilômetros de Bonito, a Praia da Figueira conta também com um parque aquático que engloba um toboágua de 11 metros de altura, um escorrega com seis metros e um playground para crianças.
Se possível, procure ir na tirolesa dentro da água, caiaque, pranchas de stand up e pedalinhos disponíveis no local.Outro roteiro muito interessante, embora pago, é a flutuação com snorkel no Rio Mimoso, um percurso guiado de 1,5 mil metros pelo curso do rio, que está localizado a apenas dez minutos de distância de carro da Praia.
Assim como os outros passeios, este só é possível mediante agendamento, que deve ser feito antecipadamente, como mencionado anteriormente. Os preços variam muito, especialmente no início de alta temporada, como é o caso (final de novembro, 2025), portanto busque se informar quanto aos valores nas agências turísticas da região.
Texto por Rebeca Dias

