Ícone do site Qual Viagem

Atividade de aluguel de barcos ganha força e promete movimentar a costa brasileira

Alugar uma lancha para navegar entre praias e ilhas com um grupo de amigos. Buscar um barco inflável para uma escapada romântica à uma enseada deserta. Velejar por uma semana pela costa, desfrutando do vento no rosto. Essas são atividades que se tornaram comuns no exterior. Isso porque, segundo os navegantes, a vantagem de percorrer lugares de difícil acesso por terra, realizar celebrações na embarcação e até compartilhar um passeio entre família vale a pena.

No Brasil, a atividade vem ganhando força e chamando a atenção de empresas que possibilitam o negócio. Por exemplo, a plataforma de aluguel de barcos online europeia, Nautal, acaba de lançar seu site em português, que oferece mais de 300 barcos em 27 cidades brasileiras.

Contra a maré, alugar um barco ainda vem sendo vista como atividade de luxo, o que a plataforma pretende mudar. Em Angra dos Reis, por exemplo, é possível alugar uma lancha por R$57,00 por pessoa, já com marinheiro incluído.

Angra dos Reis é um dos principais destinos de férias, tanto regional quanto internacional. A cidade é refúgio de quem busca diversão e mordomia e mescla diversas atividades noturnas e diurnas. O paraíso brasileiro recebe sua fama por suas águas cristalinas e por suas 365 ilhas que chamam atenção dos visitantes. E é por isso que as embarcações de aluguel são um dos principais negócios da região. 

Os proprietários de barcos propõem diferentes roteiros para um day charter, mas também deixam livre para o cliente criar sua própria rota de navegação. O itinerário mais buscado com um barco de aluguel é entre Angra dos Reis e Ilha Grande. Saindo da respectiva marina, onde o barco está atracado, o marinheiro segue em direção a maior ilha da região, passando por suas deslumbrantes praias. Um dia de charter náutico e você possui mais de 109 praias para escolher. Os navegantes apostam nas atividades aquáticas, como o mergulho. Com um snorkel, as praias de Ilha Grande revelam verdadeiros mistérios da vida marinha.

São diferentes grupos de navegantes que buscam um barco para aluguel. Existem os grupos de amigos, que geralmente buscam lanchas ou iates para navegar com mais velocidade; existem os grupos familiares, que buscam barcos com maior conforto e espaço, como catamarãs ou veleiros, para dar suporte à navegação com crianças; e existem também os casais que buscam pequenos barcos para um passeio romântico pela costa.

Seguindo a experiência de navegar por Angra dos Reis, outro itinerário que conquista os navegadores é a rota à Ilha da Gipóia. Os aventureiros costumam buscar o local por sua diversidade de atividades náuticas. Você pode encontrar praias com ondas ideais para a prática do surfe,  praias desertas para relaxar com mais privacidade e praias badaladas com bares flutuantes para entregar bebidas e petiscos aos barcos atracados na região.

Para a locação de um barco, os preços variam pelo tipo de embarcação, duração da viagem e extras que o cliente deseja adicionar. No Brasil, os barcos de aluguel na plataforma Nautal possuem geralmente marinheiro incluído, ou seja, o valor no site é o valor final. A contratação de um marinheiro é essencial para poder aproveitar a navegação sem preocupações. Além da sua experiência em pilotagem, o marinheiro possui as melhores dicas para o destino e ajuda a encontrar os pontos perfeitos para um mergulho.

A atividade náutica vem se ajustando aos mais variados gostos. Há opções de day charter aos que preferem uma escapada de algumas horas e aluguéis semanais, para quem deseja aventurar-se pelo litoral e deixar o vento levar. O crescimento do negócio deve-se pelas vantagens que traz ao consumidor. Alguns dos benefícios de alugar um barco são:

A locação de barcos ganhou grande força de uns anos para cá. O negócio promete inovar a visão dos brasileiros sobre fugir do cotidiano e explorar a costa brasileira de uma maneira inovadora e distinta. A realidade de navegar por semanas, pulando de cidade em cidade, está sendo construída no Brasil e desmistificando a ideia de atividade de luxo que acompanhava o negócio.

Fotos por: Istock

Comentários

Sair da versão mobile