Ícone do site Qual Viagem

Messênia guarda tesouros da Antiga Grécia

Foto via iStock por elgreko

A Grécia é conhecida por ser o país das mitologias que fazem o imaginário de qualquer um ir além. E nada melhor do que conhecer uma parte do passado dessa civilização, enquanto desfruta de uma ótima gastronomia e explora belíssimos sítios arqueológicos e paisagens de tirar o fôlego.

Assim é a Messênia, uma pequena parte da Grécia Antiga que ainda guarda incríveis tesouros daquela época. Localizada a pouco mais de duas horas de Atenas, a região está situada ao sudoeste de Peloponeso, local famoso pela guerra travada entre Atenas e Esparta durante o século V a.C.

A capital, Calamata, é o ponto de início para descobrir os segredos de Messênia. É lá que fica a Antiga Acrópole de Farai e o Castelo de Isabeau, onde anualmente acontece o Festival de Internacional de Dança. Além disso, é o melhor lugar para ver a cidade em 360° e apreciar o pôr do sol.

Foto via iStock por photo_stella

Quem curte e está atrás exclusivamente de história e objetos antigos poderá encontrar tudo isso e mais um pouco no centro da cidade, onde estão os principais museus, como a Galeria Grega de Arte Moderna, o Museu de Arqueologia Benakeion que possui artefatos da Idade de Bronze e da Era Romana e fica na antiga localização da Ágora Municipal e o Museu do Folclore e da História, localizado no Palácio Kiriakou.

Quando se fala em Grécia, uma das primeiras coisas que se vem à mente são as impressionantes construções antigas. As ruínas do Teatro Antigo é uma das principais atrações, assim como o Colonnade, o Estádio e Ginásio de jogos.  E claro, não se pode deixar de fora os castelos de Pilos, Methoni e Koroni, que ficam bem próximos da cidade de Messênia e podem ser incluídos no roteiro da viagem.

Foto via iStock por elgreko

Os amantes de natureza podem se encantar com todas as belezas nativas que cercam a cidade, no entanto, o principal ponto é o Monte Taigeto, uma das montanhas mais altas do país, com 2404 de altura e atua como a fronteira natural entre a Messênia e a Lacônia. Seu nome é bem antigo e existem diversos registros a seu respeito desde a Odisseia. Já na mitologia ele era associado à ninfa Taygete, uma das Plêiades mais famosas da história.

Foto via iStock por Susan Vineyard

O Rio Neda é outro ponto que deve entrar na sua listinha. Com águas azuis cristalinas e a uma linda catarata, o Neda – que é o único rio na Grécia que possui um nome feminino – é um desses lugares incríveis e intocados. Devido a sua beleza e nome, foi associado como o lar das ninfas e isso só o deixa ainda mais mágico.

Nada melhor do que desfrutar a gastronomia de outro lugar, certo? A cozinha grega é uma mistura de sabores exóticos, cores e apreciação. Na mesa, o intuito é degustar sem pressa. Em Messênia e Calamata, as azeitonas são uma sensação local – a produção do azeite tem aberto novas portas para o turismo rural e sustentável, e existe até mesmo uma Rota da Oliva, pelas oliveiras de Peloponeso.

Foto via iStock por fermate

Não deixe de experimentar as Strapatsadas a base de carne defumada, ovos e tomate, um dos pratos mais típicos do país. As panquecas de Lalangides são uma aventura a parte, ainda mais se forem servidas com xarope de uva.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por elgreko

Comentários

Sair da versão mobile