logo

Telefone: (11) 3024-9500

Uma viagem pela música em Liverpool | Qual Viagem Logo

the-magical-mystery-tour-credit-british-tourist-authority

Uma viagem pela música em Liverpool

20 de março de 2017

O British Music Experience completou sua mudança de Londres para Liverpool em 09 de março, data em que reabriu para o público. Liverpool, no noroeste da Inglaterra, é cheia de atrativos: é a sede de dois times da Premier League de futebol, sua área à beira-mar é Patrimônio Mundial da UNESCO e é também a cidade britânica com a segunda maior concentração de museus nacionais. Mas a maior fama da cidade vem do fato de que ali nasceu a banda mais famosa da história.

Liverpool city centre - Three Graces, buildings on Liverpool's waterfront at night, UK

Foto por iStock / JuliusKielaitis

Os Beatles começaram sua trajetória em 1960 e conquistaram o mundo. Seus quatro membros – Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon – nasceram em Liverpool, cidade que tem um aeroporto internacional e é facilmente acessível de trem a partir de Londres.

Na Liverpool dos Beatles, comece sua viagem ao passado onde tudo começou, com um passeio combinado na Mendip e 20 Forthlin Road, endereço onde John e Paul, respectivamente, passaram suas infâncias. As casas foram preservadas como no tempo de seus famosos habitantes, oferecendo uma visão única dos primórdios da banda.

Liverpool, United Kingdom - June 11, 2015: Entrance to The Beatles Story building at Albert Dock, Liverpool, Merseyside, England, UK, Western Europe.

Foto por iStock / CaronB

Para ter uma visão aprofundada dos sete anos em que os Beatles dominaram a música britânica, vá ao The Beatles Story. A exposição apresenta cada estágio da carreira do grupo, começando na formação, passando pela psicodelia da metade dos anos 1960 e pelo final da banda. É possível também visitar o reconstruído Cavern Club, local de algumas das primeiras apresentações dos Beatles. Hoje, o Cavern Club tem música ao vivo, com sua própria banda tributo recriando o som dos Fab Four uma ou duas vezes por semana.

the-cavern-club-credit-thomas-heaton

Foto por Thomas Heaton

Para aproveitar todas as atrações relacionadas à banda em Liverpool, faça o passeio de ônibus Magical Mystery coach tour, com duração de duas horas, que passa por lugares como as escolas onde o quarteto estudou, por Penny Lane e por Strawberry Field.

strawberry-field-credit-mark-mcnulty

Foto por Mark McNulty

A cena musical de Liverpool, porém, vai muito além dos Beatles. O British Music Experience traz mais de 600 itens raros do patrimônio musical britânico, incluindo a letra escrita à mão do mega-hit “Blue Monday”, do New Order, e roupas originais e extravagantes de David Bowie, da época de Ziggy Stardust. É uma experiência interativa: você pode dançar o twist, o eletrônico ou a disco numa cabine que atravessa décadas, explorar como a música foi tocada e armazenada ao longo das últimas décadas e gravar uma canção famosa num estúdio interativo.

the-british-music-experience

Foto por Divulgação / Visit Britain

Liverpool é até hoje um importante polo musical. Por exemplo: você pode achar que uma loja de chás não é o local óbvio para grandes shows, mas o Leaf Tea Shop and Bar inverte a lógica e é um dos lugares mais legais para música ao vivo na cidade. Aberto desde 2007, essa casa de chá “punk” é um tradicional local para café da manhã e um bar completo com música ao vivo à noite.

Se o seu gosto está mais próximo da música clássica, veja uma apresentação da Royal Liverpool Philharmonic Orchestra. Trata-se da mais antiga orquestra sinfônica profissional em atividade no Reino Unido, com mais de 60 apresentações por temporada em sua sala de concertos e em outros endereços em Liverpool.

Mais informações em: visitbritain.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / British Tourist Authority

Comentários