logo

Telefone: (11) 3024-9500

Trajetos de trem pela Europa nas quatro estações do ano | Qual Viagem Logo

Swiss mountain train Bernina Express crossed Alps

Trajetos de trem pela Europa nas quatro estações do ano

11 de janeiro de 2017

Como um quadro em movimento, o cenário vai mudando à medida que o trem avança: flores, neve, florestas e cidades. Viajar de trem é uma das melhores maneiras de se deslocar pela Europa. Com um serviço eficiente e uma rede de linhas bem conectadas é possível em menos de uma hora ir de um país a outro. “De trem é possível admirar desde regiões costeiras até montanhosas. Aproveite para admirar a paisagem durante o trajeto”, aconselha o diretor de Marketing da Comissão Europeia de Turismo, Miguel Gallego. Veja aqui opções de roteiros em cada estação do ano para viagens inesquecíveis através dos trilhos:

Primavera: chocolates e flores na Suíça

Picture of Lavaux region and lake Geneva in Switzerland.

Foto por iStock / jesilva

Quando se pensa em viajar para a Suíça, algumas pessoas se imaginam nos Alpes nevados. Mas, por que não conhecer o país do chocolate na primavera? Se chegar por um voo direto do Brasil até Zurique, vá para Genebra e compre sua passagem de trem para Montreux na estação CFF Geneve, por aproximadamente 22 euros. Aproveite para conhecer o Lago Lémam, que se divide entre a Suíça e a França. O trajeto dura até 1h30. Durante a primavera, a paisagem vista de dentro do vagão será repleta de montanhas com campos verdes e flores coloridas.

Para iniciar o caminho do doce mais querido do mundo, ao chegar a Montreux, adquira o bilhete para o “Trem do Chocolate”. Nesta estação há viagens às segundas, terças, quartas e quintas-feiras. Em uma excursão de oito horas é possível conhecer os segredos de sua fabricação. Pela manhã, aproximadamente às 9h, o trem sai de Montreux para Gruyères. Desfrute a viagem saboreando um bom café com doces.

Chegando ao destino, visite a fábrica de queijo (La Maison du Gruyère), a vila e o castelo que levam o nome da cidade. Em Broc, a parte mais “doce” do passeio se inicia na fábrica de chocolate Maison Cailler-Nestlé, com uma visita guiada e degustação de chocolates. Após o tour, o trem retorna à Montreux com chegada prevista às 18h.

Verão: o sol da meia-noite na Noruega

Train Oslo - Bergen. Norway.

Foto por iStock / MariusLtu

Eleita pela Lonely Planet como a melhor viagem de trem do mundo, o trajeto Bergensbanen, na Noruega, atrai turistas durante todo o ano. Principalmente no verão – época de tempo mais ameno nesse país nórdico.

O trajeto começa na capital da Noruega, Oslo. A rota até Bergen atravessa a Hardangervidda, região cercada por rios e campos verdes com o planalto de montanhas de maior altitude na Europa. Nesta época, ela fica coberta de flores. A espetacular Ferrovia de Flåm, sua via secundária, é uma das estradas de ferro mais íngremes do mundo.

A pequena cidade também é conhecida por ter dado início à lenda dos trolls, criaturas imaginárias do folclore escandinavo. Por isso, se for fã desses “bichinhos” é possível encontrar diversos souvenirs deles em Bergen.

Outono: vinhos em Portugal

Pinh?o Railway Station in the Douro regain

Foto por iStock / PauloResende

Embarcar no Comboio Histórico do Douro, no norte de Portugal, é uma experiência e tanto. Sobretudo, para os amantes de um bom vinho. Para chegar à charmosa locomotiva, construída em 1925, é preciso desembarcar de avião no Porto. Compre passagens de trem para a região do Douro – conhecida por produzir grandes safras de vinho do Porto – por menos de 40 euros em uma viagem de três horas.

Ao chegar nesse paraíso vinícola, adquira passagens para o comboio, o antigo trem que percorre o roteiro entre o distrito Peso da Régua à cidade de Tua. O trajeto passa por Pinhão e permite que os viajantes conheçam as videiras da região. Deguste os encorpados vinhos e queijos variados.

Além de admirar a paisagem durante a viagem no comboio, contagie-se com os grupos de músicos e atores a bordo que cantam diversas canções tradicionais portuguesas e dançam com os passageiros, criando um clima típico dos produtores de vinho e de queijo do Douro.

Inverno: neve e história na Grécia

The ancient temple of Olympian Zeus in Athens, Greece, after a snowfall

Foto por iStock / alexandr6868

Muitos associam a Grécia ao verão e suas belas ilhas. Mas, no inverno, o berço da cultura ocidental continua sendo uma ótima opção para uma viagem de trem. Com menos de 100 euros, com refeições inclusas, o viajante pode fazer o trajeto de 1h20 entre Atenas e a Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia e capital da região da Macedônia Grega.

Mais informações em: visiteurope.com/pt

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / michelangeloop

Comentários