logo

Telefone: (11) 3024-9500

Solar do Cosme: uma guest house no coração do Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

Solar do Cosme: uma guest house no coração do Rio de Janeiro

6 de setembro de 2017

Para muitos, viajar é mais do que descobrir novos lugares. É uma oportunidade única de conhecer outras culturas. E é essa a proposta da guest house Solar do Cosme, na zona sul do Rio de Janeiro. O casarão do século XIX, localizado aos pés do Cristo Redentor, no bucólico bairro do Cosme Velho, aposta neste conceito de hospedagem onde o viajante pode usufruir do aconchego de uma casa local e ainda trocar experiências e novos hábitos.guest-house-solar-do-comes-foto-fachada-credito-travel-tall-em-baixa-1

Cercado pelo silêncio da Floresta da Tijuca, a guest house conta com dois andares no estilo neoclássico e dez quartos intimistas, com detalhes rústicos e artísticos. Restaurado para o conforto dos hóspedes, o casarão manteve sua clássica estrutura arquitetônica com enormes janelas coloridas, pisos de madeira e paredes de pedras. Macaquinhos e pássaros também são visitantes frequentes na região, tornando o ambiente ainda mais mágico e acolhedor.

As acomodações estão localizadas no térreo da casa, com vista para o jardim, ou no segundo andar, próximo a varanda externa – sempre com opções de quartos duplos, triplos e quádruplos. Para grupos maiores ou famílias que desejam mais privacidade, a sugestão são os dois quartos com copa e banheiro compartilhados, localizados no prédio anexo ao casarão e com vista para a floresta.

O conceito dessa guest house carioca é que o viajante se sinta em um ambiente familiar, onde os hóspedes se encontrem e interajam nos espaços de convivência. E tudo no Solar do Come foi pensado para que isso aconteça. Há vários lounges com mesas comunitárias espalhados pelo casarão, além de duas salas de estar e uma biblioteca em vários idiomas, ambientes compartilhados para proporcionar essa troca multicultural.

A alma por trás do negócio é a sócia Márcia Barbosa, de 57 anos. Apaixonada por viagens e por novas experiências, seu grande sonho sempre foi abrir uma guest house no Rio. Elogiada por todos que já se hospedaram no Solar do Cosme, Márcia está sempre interessada em conhecer seus viajantes e ajudá-los com a sua estadia pela cidade. Os hóspedes ainda podem ser surpreendidos por mimos da anfitriã, que vão desde mapas personalizados até comes e bebes. Segundo a sócia, “essa receptividade é importante para aproximar o hóspede e criar um laço de confiança e amizade”.

E é na base dessa confiança que, inclusive, é cobrado o consumo na cozinha comunitária. Não é permitido cozinhar no local, mas a proprietária sempre deixa à disposição dos viajantes água (à vontade), sucos, vinhos, cervejas, queijos e até lanches rápidos de forno. O hospede anota o que consumiu para ser cobrado no final da estadia.

A diária no Solar do Cosme ainda dá direito a um café da manhã, que pode ser apreciado na sala de estar ou nos varandões da casa que dão vista para o jardim ou para a piscina. Pães variados, geleias e bolos caseiros, bebidas quentes e geladas, todas as delícias servidas em mesas comunitárias.

Para os apaixonados por animais, o casarão também é pet friendly, ou seja, permite a estadia de hóspedes que estejam acompanhados por seus animais de estimação. As portas do Solar do Cosme estão sempre abertas para todos os pets de pequenos e médios portes.

Foto por Travel Tall

Além das hospedagens, o Solar do Cosme também está disponível para locações, sejam elas festas particulares, workshops, ensaios fotográficos ou gravações. O silêncio do bairro e os pequenos encantos da arquitetura neoclássica do casarão já atraíram equipes de moda para finalização de coleções, encontro de influenciadores e até pequenas feiras culturais. O pacote pode incluir apenas o espaço ou também o de catering, de acordo com a necessidade do cliente.

Serviço

Guest House Solar do Cosme:

Endereço: Ladeira do Ascurra, 124 – Cosme Velho – Rio de Janeiro CEP 22241-320

Telefone: (21) 3596-0585/ (21) 99404-8595

E-mail para reservas: [email protected]

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Travel Tall

Comentários