logo

Telefone: (11) 3024-9500

San Gimignano: A terra das torres e do melhor sorvete do mundo | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Freeartist

San Gimignano: A terra das torres e do melhor sorvete do mundo

5 de outubro de 2018

Localizada na charmosa região da Toscana, a cerca de 40 quilômetros de Siena e 60 de Florença, a pequena cidade de San Gimignano é perfeita para um roteiro de um dia. Com apenas sete mil habitantes, o vilarejo medieval data o século 10, tendo preservado boa parte de sua arquitetura, com edifícios, monumentos e, principalmente, torres.

Foto por Istock/ vyha

Foto por Istock/ vyha

No auge de sua história, eram mais de 70 torres que chamavam a atenção graças a sua altura, contrastando com as outras construções menores. Elas representavam o poder e a riqueza das grandes famílias que ali habitavam.

Foot por Istock/ StevanZZ

Foot por Istock/ StevanZZ

Hoje, restam 14 torres espalhadas pela cidade, sendo que, pelo menos duas delas estão abertas à visitação: a Grossa e a Salvucci Maggiore. Apesar da subida cansativa – na primeira, por exemplo, são 54 metros de altura – a vista exuberante de toda San Gimignano, além dos campos típicos da Toscana, valem uma visita!

Além delas, outras construções importantes são parada obrigatória na cidade. Todo esse acervo arquitetônico, inclusive, rendeu a cidade o título de Patrimônio Histórico da UNESCO. Entre os destaques estão: O Duomo, datado do século 12, que abriga obras de arte de renomados artistas como o escultor Jacopo dela Quercia e o Palazzo Podesta – também chamado de Palácio do Povo – que funciona como sede da Prefeitura e do Museu Cívico, este com peças desde o século 14.

Foto por Istock/ sorincolac

Foto por Istock/ sorincolac

Como toda boa cidadezinha italiana, o movimento se concentra nas praças. E San Gimignano conta com duas, lado a lado, que dividem os principais pontos turísticos e os melhores serviços. A Piazza della Cisterna funciona, desde os primórdios da cidade, como local de reunião dos moradores, por isso, abriga os imponentes palácios, feiras e festivais, além do curioso arco, denominado Arco dei Becci, que fora um dos mais antigos portais da muralha de defesa da cidade. Ali também está a famosa gelateria Dondoli – cena dos próximos capítulos. Já a Piazza del Duomo, como o próprio nome diz, conta com a igreja, assim como as duas torres “gêmeas”, Palazzo Podesta, Collegiata e outros.

Foto por IStock/ StefyMorelli

Foto por IStock/ StefyMorelli

Para quem gosta de conhecer um lugar sentando em um barzinho para tomar um vinho, ou apreciando uma bela massa, a dica é visitar também a Via San Matteo, que reúne diversos cafés, bares e lojas.

Antes fortificada, a cidade conta ainda com boa parte da muralha que a cercava e esse é um dos atrativos locais. O roteiro Passegiata delle Muro leva os turistas rente à muralha, que oferece uma vista exuberante de toda a região. Além de contar com artistas e restaurantes que completam a caminhada.

Un gelato, per favore!

Foto por reprodução: gelateriadondoli.com

Foto por reprodução: gelateriadondoli.com

É inegável a fama da Itália com seus gelatos. Quem visita o país não pode perder a oportunidade de provar os melhores sorvetes cremosos do mundo. Agora, se você está indo para San Gimignano, saiba que poderá experimentar O melhor. A gelateria Dondoli recebeu o título por três anos consecutivos – de 2006 a 2009 – e conta com inúmeros sabores, inclusive alguns especiais como gorgonzola com nozes, creme de ervas e azeitonas pretas.

Foto por reprodução: gelateriadondoli.com

Foto por reprodução: gelateriadondoli.com

Para experimentar os tradicionais gelatti, prepare-se para enfrentar uma fila considerável. Graças a fama do lugar, são muitos os turistas que param para conhecê-lo, mas vale a pena a experiência!

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Freeartist

Comentários