Ícone do site Qual Viagem

Saiba como é o Natal e o Ano Novo em Malta

Texto por: Daniela Bernardes Loyola O’Connor

Foto em destaque: iStock/ViewApart

 

A República de Malta (ilha de Malta), fica localizada no meio do Mar Mediterrâneo, e suas principais características são de longos verões que proporcionam uma sensação térmica elevada à seca, e curtos invernos que são bem úmidos e com muita ventania na época de esperar o papai-noel!

O período das festas na ilha de Malta é bem intenso pois o natal é muito importante para os malteses, uma vez que a maioria das pessoas em Malta são católicas, então participar da missa da ‘meia-noite’ é uma tradição na ilha, e as igrejas ficam completamente lotadas de fieis de todas as partes do mundo até aos locais-nativos Malteses.

Em maltês Feliz Natal é chamado: ‘Il-Milied it-Tajjeb’ e a celebração dessa data além de muito especial é cheia de encantos. Na ilha toda encontramos desde lindas capelas e pequenas paróquias, até porque o país dispoe de mais de 365 igrejas, ou seja, podemos visitar uma por dia durante o ano todo, e as mesmas são decoradas para as festas com muitas luzes e o tradicional presépio de natal, chamado: ‘Presepju’, construído pelos católicos frequentantes das igrejas.

Os presépios são decorados com figuras chamadas: ‘Pasturi’ que são representados por ‘personagens’ como os pastores e os anjos. Embora nos tempos de hoje alguns presépios são mecânicos,  nos quais as figuras se movem automaticamente, ainda assim a tradição da simbologia manual continua e a figura do menino Jesus é colocada no altar principal à meia-noite da ceia de natal, e de acordo com a tradição de colocar as três figuras dos Magos no berço. Todo este ritual é organizado e realizado por um grupo em Malta conhecido como: ‘Amigos do Presépio’, que ajudam a manter esta tradição maltesa viva até hoje.

Foto © Vinicius Dallacqua – www.flickr.com/viniciusdallacqua

As decorações nas casas Maltesas são bem coloridas com presépios (pasturi), que geralmente são pequenos, de plástico ou argila com figuras que representam os pastores e também simbolizam os anjos juntamente com a imagem do menino Jesus, que por tradição são colocados atrás das janelas e nas varandas para iluminar à noite fria da época de inverno na ilha. Outra decoração popular entre os Malteses são as guirlandas de natal, velas de cores chamativas à berrantes e muito, mais muito brilho, além de pisca-pisca e árvores natalinas que sempre são repletas de lâmpadas, enfeites e todas as decorações possíveis e imagináveis.

Nas ruas e nos principais pontos turísticos da ilha as decorações são muito bonitas e iluminadas, em destaque fica a capital Valletta, que todos os anos dispoe de uma árvore de quase 5 metros de altura, sendo feita com bolas de vidro, desenhada pela empresa Mdina Glass, especialmente para o natal, é incrivelmente linda, além de render belíssimas fotos e as crianças ficarem simplesmente encantadas com as cores vibrantes que representam o momento mágico do natal em Malta.

Foto © Vinicius Dallacqua – www.flickr.com/viniciusdallacqua

Caso você esteja em Valletta entre dia 25 de Dezembro (véspera das festas) ou no próprio dia 25 de Dezembro (natal), não deixe de assistir o ‘coral sagrado’ que se apresenta em um musical religioso em frente a catedral de São João, conhecida como St. John’s Co-Cathedral.  É totalmente surreal de emocionante e mesmo que você não seja ‘católico’ vale a pena ir conferir o ‘show’.

A culinária maltesa em si é composta de uma gigante variedade de pratos típicos para a ceia de natal e um ponto tradicionalmente entre o povo maltês é certamente a fidelidade em anualmente assar um frango, chamado ‘hasi’, que é bem grande e preparado especialmente para o almoço em família do dia 25 de Dezembro. 

E para fechar com chave-de-ouro, a sobremesa tradicional servida no natal é o ‘Qaghqa tal-Ghasel’, que tem a forma de um anel e é composto por: marmelada, laranja, mel e outras especiarias, porém para dar aquele gostinho diferenciado no doce, ele é servido com uma caneca de ‘Imbuljuta tal-Qastan’, que é uma bebida quente feita com castanhas, chocolate e especiarias maltesas, tudo isso com o propósito de minimizar o frio da ilha nesta época do ano, que é absolutamente uma geladeira!

Já para as festas de Ano Novo em Malta, a famosa ‘NYE- New Years Evening’, a ilha fica repleta de atividades com muitas festas e passeios turísticos desde os pagos em lugares privados com valores bem simbólicos e/ou luxuosos acima de 50,00 euros por pessoa, até os totalmente gratuitos que acontecem na Capital Valletta e em outras regiões praianas do país. Para saber a programação completa e sugestões para o Réveillon em Malta é só acompanhar a fanpage do blog by Brasileiros em Malta

Merry Christmas & Happy New Years! 

 

Comentários

Sair da versão mobile