logo

Telefone: (11) 3024-9500

Reggia de Caserta, a Versalhes italiana | Qual Viagem Logo

Reggia de Caserta, a Versalhes italiana

11 de setembro de 2018

O Palácio Real ou Reggia é a principal atração da cidadezinha de Caserta, na região de Campania, na Itália. Encomendada pelo rei Carlos VII, durante a dominação espanhola, a obra é considerada uma joia não só por sua arquitetura, mas também pelo que representa.

Foto por Istock/ greta6

Foto por Istock/ greta6

Construído entre 1752 e 1845 com a pretensão de ser o centro administrativo da corte espanhola de Nápoles, o palácio chama a atenção por ser um complexo de 47 mil m², entre edifício e jardins. Em seu interior, os números também impressionam. São 1200 salas, duas mil janelas, 34 escadarias que levam a cinco andares, totalizando uma altura de 36 metros.

Além disso, o que não faltam por lá são paredes cobertas com painéis decorados e molduras banhadas a ouro. Apesar de ser considerada uma obra barroca, a Reggia conta com diversos estilos de decoração entre seus salões, mas sempre privilegiando o luxo e a suntuosidade. Isso graças ao tempo de sua construção e a uma restauração que foi necessária após a 2ª Guerra.

Foto por Istock/ mathess

Foto por Istock/ mathess

Entre os ambientes destacam-se: o Salão do trono, que representa toda a riqueza dos Bourbon, a Biblioteca Palatine, com três salões em estilo neoclássico, o Teatro da Corte, inspirado no Grande Teatro San Carlo de Nápoles e a Capela Palatine.

Do lado de fora do palácio, o verde impera e lhe permite a comparação com o famoso Palácio de Versalhes. Considerada uma das maiores praças da Europa, o espaço conta com muito verde por entre os jardins e fontes. Essas, inclusive, foram dedicadas a personagens da mitologia e receberam nomes como Atenas, Vênus e Adonis. Entre as fontes, as quedas d’água formam uma verdadeira obra hidráulica nem no centro do parque.

Foto por Istock/ Morrison1977

Foto por Istock/ Morrison1977

Além da Reggia, Caserta – que fica entre Nápoles e Roma – ainda conta com diversos edifícios e monumentos que retratam sua arquitetura que intercala a modernidade dos balcões floridos com a história de seus palácios e igrejas. Vale a pena também passear por suas praças e suas largas avenidas com lojas de grife.

Foto por Istock/ Leonid Andronov

Foto por Istock/ Leonid Andronov

Para os brasileiros, tanto Caserta, quanto a família Bourbon tem um laço especial. Isso porque, a Imperatriz Teresa Cristina de Bourbon, esposa de Dom Pedro II e mãe da Princesa Isabel, veio dessa região.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por: Istock/ edella

Comentários