logo

Telefone: (11) 3024-9500

Quais serão as sedes da Copa do Mundo de 2026, na América do Norte? | Qual Viagem Logo

Quais serão as sedes da Copa do Mundo de 2026, na América do Norte?

26 de junho de 2018

Um dia antes do início da competição da Rússia, a Fifa anunciou que a Copa do Mundo de 2026 acontecerá nos três países da América do Norte: os EUA, o Canadá e o México. Será a terceira vez que o campeonato mais importante do futebol acontecerá em território mexicano, a segunda nos Estados Unidos e a primeira dos canadenses.

Todas as federações filiadas à Fifa deram a vitória à candidatura norte-americana por 134 a 65 sobre a proposta do Marrocos. O presidente da entidade, Gianni Infantino, já havia afirmado que era entusiasta da campanha conjunta de EUA, Canadá e México, enquanto o governo marroquino se apoiou em jogadores mundialmente famosos, como o espanhol Andrés Iniesta e o francês Lilian Thuram.

A contagem regressiva começou cerca de 2.900 dias antes do início do Mundial que, ao menos segundo a candidatura, já tem um plano estabelecido de cidades-sede. O torneio, vale lembrar, será o primeiro com o número recorde de 48 países, o que significa um aumento para 80 jogos. Na Rússia, serão 32 seleções e 64 jogos, assim como foi no Brasil quatro anos atrás.

Foto por istock/ ErimacGroup

Foto por istock/ ErimacGroup

Segundo a campanha norte-americana, 60 jogos vão acontecer nos Estados Unidos, enquanto o México e o Canadá receberão outros 20. O acordo ainda prevê que as quartas de final e a final serão disputadas nos EUA, com o México e o Canadá recebendo jogos da fase de grupos e do início da fase mata-mata. A decisão deverá acontecer no Metlife Stadium, em Nova York.

A candidatura já sabe quais serão as cidades mexicanas e canadenses que receberão o Mundial, mas ainda há indecisão sobre as sedes estadunidenses. Hoje, há uma lista de 17 possíveis cidades, mas no final serão apenas 10. No total, A Copa da América do Norte em 2026 terá 16 sedes.

No México, não há dúvidas: as cidades da Copa serão a capital, Cidade do México, cujo estádio Azteca já recebeu duas finais de Mundial, em 1970 (Brasil 4 x 1 Itália) e em 1986 (Argentina 3 x 2 Alemanha), e é um dos maiores palcos de futebol do planeta (tem capacidade para 87,5 mil torcedores). Hoje, recebe partidas do América, um dos clubes mais populares do país.

Além do Azteca, o estádio Akron, em Guadalajara, e o BBVA Bancomer, em Monterrey, serão as outras duas sedes da Copa no México – eles também são herança dos Mundiais do passado.

No Canadá, o principal estádio será o Olímpico de Montreal, hoje com capacidade para 61 mil pessoas, mas cuja candidatura prometeu uma reforma para expandi-lo para 73 mil espectadores. A arena foi erguida nos anos 1970 para receber as competições das Olimpíadas de 1976, organizada em Montreal.

Foto por istock/ HannamariaH

Foto por istock/ HannamariaH

Depois dos jogos, passou por uma série de reformas, como a colocação de uma bomba submersa para melhor captação da água, e se tornou a principal arena de times de beisebol do país.

O estádio BMO Field, em Toronto, e o Commonwealth Stadium, em Edmonton, serão as outras sedes da Copa. O primeiro também precisará de uma reforma, mas o segundo está pronto.

Nos EUA, das 10 sedes possíveis, a candidatura ofereceu alternativas: além de Los Angeles, San Francisco, Dallas, Chicago, Detroit, Nova York, Orlando, Washington e Boston, que sediaram o Mundial de 1994 e têm estruturas recentes para organizar uma nova Copa, a lista ainda inclui Atlanta, Baltimore, Cincinnati, Denver, Houston, Kansas, Miami, Nashville, Seattle e Filadélfia – que podem usar a ausência naquele torneio para reivindicar a presença em 2026.

Foto por IStock/Songquan Deng

Foto por IStock/Songquan Deng

Delas, algumas já são certas, casos de Los Angeles, que recebeu a final da Copa de 1994 no Rose Bowl, em Pasadena (Brasil 3 x 2 Itália, nos pênaltis), e de Nova York, que deve receber a final no Metlife Stadium. A arena é a casa do New York Jets e New York Giants, ambos times de futebol americano.

Inaugurado em 2010, se tornou uma das principais arenas dos Estados Unidos, sediando finais de torneios de vários esportes e grandes shows e eventos desde então. O Metlife recebe até 82,5 mil espectadores e só perde em tamanho para o Rose Bowl, que abriga 92 mil pessoas. A candidatura espera aumentar sua capacidade para 87 mil até 2026.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por Istock/ diegograndi

Comentários