logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ottawa: o que fazer na agitada capital canadense | Qual Viagem Logo

Canadian Parliament and Rideau Canal (XXXLarge)

Ottawa: o que fazer na agitada capital canadense

24 de março de 2017

Quando o assunto é turismo no Canadá, Ottawa pode até não ser tão procurado quanto outros destinos mais famosos, como Toronto e Montreal. Mas a cidade merece fazer parte de seu roteiro pelo país. Capital canadense (coisa que nem todos sabem), Ottawa tem um pouco de tudo: belas paisagens, prédios históricos e muita cultura.

Aerial view of Ottawa's Cenotaph and Chateau Laurier on a sunny afternoon

Foto por iStock / PaulMcKinnon

Além disso, Ottawa tem uma ótima localização para quem está viajando pelo Canadá. Fica entre Toronto (400 km a sudoeste da capital) e Montreal (a menos de 200 km a leste). Ottawa está toda na margem direita do Rio Ottawa, que marca a divisão entre as províncias de Ontário e Québec. Curiosamente, a região leste da cidade concentra um grande número de francófonos.

Parliament of Canada in winter

Foto por iStock / Vladone

Com mais de um milhão de habitantes, Ottawa é bonita e animada. É fácil se deslocar por lá, sendo que a maioria das atrações turísticas está no centro da cidade. Opte por passear a pé ou então alugue uma bicicleta. Comece o passeio ao longo do histórico Canal Rideau, Patrimômio Mundial da Humanidade da UNESCO construído no século XIX, que, junto com o Rio Rideau, corta todo o centro de Ottawa. No inverno, quando as temperaturas ficam facilmente abaixo de 0°C, o canal vira uma extensa pista de patinação no gelo.

istock-176804735

Foto por iStock / Vladone

Outra atração clássica é fazer um passeio guiado pelos edifícios oficiais do Parliament Hill, um conjunto de três majestosas construções de arquitetura neogótica. Por ali estão hotéis, lojas, bibliotecas (como a belíssima Biblioteca do Parlamento), dois parques (Major’s Hill Park e Confederation Park) e a Galeria Nacional do Canadá, com sua moderna fachada de vidro. Outros passeios incluem assistir a algum show ou espetáculo no National Arts Centre e aproveitar um chá da tarde no famoso hotel Fairmont Château Laurier. Para uma refeição, a área de Byward Market está repleta de restaurantes de todos os tipos.

Ottawa, Canada - July 24, 2014: People in Majors Hill Park by National Gallery museum

Foto por iStock / ablokhin

Ottawa tem 32 km² de parques e áreas verdes. Do outro lado do Rio Ottawa, a cidade de Gatineau também é bem arborizada. Ótimo passeio a partir de Ottawa, é possível chegar lá de balsa ou até mesmo a pé. Ali fica um enorme parque repleto de muita natureza, o Parc de la Gatineau.

Ottawa city skyline at sunrise in the morning park view over river

Foto por iStock / rabbit75_ist

Um diferencial de Ottawa é que vale visitar essa cidade em qualquer época do ano. No inverno, mesmo com o frio, há diversas atrações únicas, como o Festival Winterlude, quando a cidade se enche de incríveis esculturas de gelo. Já na primavera, o destaque fica por conta do Canadian Tulip Festival, quando florescem milhares de coloridas tulipas. Ottawa também recebe a melhor festa do Canada Day do país, dia em que se comemora o Dia da Independência do Canadá e aniversário do país (01 de julho), com shows, atrações e fogos de artifício.

This is a photo taken during the Canadian Tulip Festival in May 2008. On the foreground, there are curves of tulips of red, yellow and pink. The Royal Alexandra Interprovincial Bridge and the Peace Tower of the Parliament Hill are on the background of the photo.

Foto por iStock / MyriadStars

Como chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e Ottawa, mas é possível fazer o trajeto com uma escala em Toronto (Air Canada) ou nos Estados Unidos (United e Delta) a partir de São Paulo. Outra opção é voar direto para Toronto pela Air Canada ou Avianca (também a partir de São Paulo) e depois pegar um trem até Ottawa.

Onde ficar

The Business Inn & Suites

Fairmont Chateau Laurier

Albert at Bay Suite Hotel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Vladone

Comentários