logo

Telefone: (11) 3024-9500

Oito atrações imperdíveis na Praia do Forte – Bahia Logo

Oito atrações imperdíveis na Praia do Forte – Bahia

2 de julho de 2015

A Praia do Forte é um dos principais destinos do litoral baiano. Localizada a 45 quilômetros de Salvador tem 10 quilômetros de lindas praias emolduradas por areias douradas e grossas e um amplo jardim natural de coqueiros e mata ciliar. O vilarejo é composto por diversas praias, atrações turísticas e projetos que fazem da região um destino perfeito para quem gosta de banho de mar, passeios históricos e culturais e contato com a natureza.

 Mantendo vestígios do que um dia foi uma pequena aldeia de pescadores, a Praia do Forte tem esse nome graças à formação do vilarejo que surgiu em torno da fortaleza construída pelo fidalgo português Garcia D’Ávila. Ainda no século 16, o forte foi erguido para garantir proteção ao lugar e às mercadorias trazidas do mar com destino à capital e que ali ficavam armazenadas.

Confira abaixo algumas praias e atrações especiais desse paraíso baiano:

Praia do Papa Gente

Foto: Vinicius Ramalho Tupinamba via Istock

Foto: Vinicius Ramalho Tupinamba via Istock

O encanto deste pedaço do paraíso fica por conta das suas piscinas naturais que, de profundeza média, servem de lar para corais e cardumes de peixes coloridos, convidando o turista a deliciosos e refrescantes mergulhos.

Praia do Lord

Foto: Joao Virissimo via Istock

Foto: Joao Virissimo via Istock

Muito movimentada principalmente durante as marés baixas, quando a piscina natural lá formada permite bons momentos em águas rasas, enquanto os garçons dos estabelecimentos próximos servem iguarias da culinária baiana aos banhistas, sem que eles precisem sair do mar, uma oportunidade única.

Praia do Forte

Foto: filipefrazao via Istock

Foto: filipefrazao via Istock

Propriamente dita, fica em frente à igreja de São Francisco de Assis e tem como característica principal a concentração de barracas e quiosques, especializados no cardápio tipicamente baiano. Com ondas bem tranquilas é ideal para famílias com crianças.

Castelo Garcia D’Ávila ou da Casa da Torre

Foto: nessaflame via Istock

Foto: nessaflame via Istock

É a primeira fortificação portuguesa militar e residencial do Brasil. Com características medievais, a construção é considerada como a única do gênero nas Américas e, por isso mesmo, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o IPHAN.

Capela de São Francisco de Assis

Foto: rmnunes via Istock

Foto: rmnunes via Istock

Erguida no início do século 20, a igreja foi toda restaurada e traz nas paredes internas seu maior tesouro: as telas do pintor baiano Carlos Bastos, criadas para representar a via sacra. De frente para o mar, a capela se transforma em um verdadeiro cartão postal, em meio a um cenário composto pela praia e pelas embarcações.

Vila da Praia do Forte

Foto: Carmem Correia via Setur

Foto: Carmem Correia via Setur

Como é conhecido o entorno da praia.  Verdadeiro ponto de encontro, tanto para moradores quanto para turistas, a área chama atenção por ser um lugar calmo e tranquilo, onde é possível conversar e passear despreocupadamente. Mesclando o rústico e o sofisticado, durante o dia, um verdadeiro roteiro de compras pode ser percorrido, enquanto à noite, as ruas são iluminadas e envolvidas pelo ar badalado dos estabelecimentos que garantem boas opções noturnas.

Projeto Tamar

Foto: filipefrazao via Istock

Foto: filipefrazao via Istock

Responsável por toda a proteção necessária para a desova de tartarugas marinhas, que escolhem a Praia do Papa Gente, para pôr seus ovos. O monitoramento é feito em uma base do projeto, que conta ainda com um dos centros de visitantes mais completos e modernos do país. Lá o turista visita os tanques com diversos tipos de tartarugas, acompanha a preservação dos ninhos e assiste um filme sobre os trabalhos de preservação desse animal marinho

Reserva Ecológica da Sapiranga

Foto Eduardo Moody

Foto Eduardo Moody

Os passeios nas trilhas, que percorrem seiscentos hectares de Mata Atlântica, podem ser feitos a pé, de bicicleta, a cavalo ou ainda em quadriciclo, responsável pela adrenalina, assegurando o aspecto de aventura em meio ao habitat natural de milhares de plantas e animais de espécie nativa.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto: filipefrazao via Istock

Comentários