logo

Telefone: (11) 3024-9500

México: uma viagem pela Rota da Tequila | Qual Viagem Logo

Agave tequila landscape to Guadalajara, Jalisco, Mexico.

México: uma viagem pela Rota da Tequila

24 de fevereiro de 2017

Tequila não é apenas o nome da bebida mais famosa do México. A 64 km de Guadalajara, uma cidade repleta de campos de agave azul-esverdeados leva o mesmo nome dessa que é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e símbolo de festa e alegria.

A cidade de Tequila, no estado de Jalisco, e partes dos estados de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas formam a região do México que produz toda a tequila do mundo – aproximadamente 200 milhões de litros por ano. Isso fez com que, em 1978, fosse instituída a “Denominação de Origem Tequila”, determinando que qualquer bebida de agave produzida fora desta região não pode ser chamada de tequila.

Agave tequila landscape to Guadalajara, Jalisco, Mexico.

Foto por iStock / camaralenta

As belas paisagens de Tequila, no estado de Jalisco, fizeram com que Tequila recebesse o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2006. Uma boa opção para explorar a região é a bordo do trem turístico Tequila Express. Partindo de Guadalajara, você pode curtir durante a viagem o mariachi ao vivo (um gênero musical popular do México), danças tradicionais, uma visita guiada à fábrica Herradura e, claro, algumas doses de tequila.

Além de passear pelos campos de agave, na parada que o trem faz no sítio São José do Refúgio, lar do Tequila Herradura, é possível conhecer como é feita a tequila, desde as pequenas produções artesanais até as bebidas consumidas internacionalmente e produzidas sob normas determinadas.

istock-139256293

Foto por iStock / propagandamlm

Durante sua visita à Tequila não deixe de ir ao Museu Nacional da Tequila, que fica numa antiga casa do século XIX, conta a história da bebida e exibe uma grande quantidade de garrafas. E, claro, desfrute de um passeio pelas fábricas de tequila, onde você poderá aprender, e experimentar, tudo sobre o processo do famoso destilado mexicano. Em La Rojeña, uma visita guiada na fábrica da José Cuervo explica o passo a passo do processo de transformação do agave em tequila.

No México, tequila é sinônimo de festa, de orgulho e de cumplicidade entre amigos. Afinal, quem nunca comemorou algo ou afogou as mágoas em um gole de tequila? Mas, acredite, bebê-la na sua cidade de origem tem outro sabor.

Mais informações em: visitmexico.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / camaralenta

Comentários