logo

Telefone: (11) 3024-9500

Lagoa do Peri tem roteiros ecológicos e banho em água doce | Qual Viagem Logo

Lagoa do Peri tem roteiros ecológicos e banho em água doce

26 de dezembro de 2015

A Lagoa do Peri está situada ao sudoeste de Santa Cataria e é a maior lagoa de água doce totalmente potável da costa catarinense com 5 km de espelho d’água. A Lagoa foi tombada com Patrimônio Natural em julho de 1976, assim sendo regulamentado o Parque Municipal da Lagoa do Peri, com cerca de 23 km².

Foto via Flickr kikesan

Foto via Flickr kikesan

Bastante frequentada por banhistas no verão, a Lagoa e seus arredores contam com áreas de mata e belíssimas trilhas que levam os turistas a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. Geralmente, as caminhadas ecológicas são realizadas com acompanhamento de guias. O local possui boa opção de entretenimento para crianças, com um pequeno parque infantil onde elas se divertem nos escorregadores, gangorras, balanços e outros brinquedos, além de áreas arborizadas com eucaliptos onde elas podem brincar a vontade.

Além disso, os visitantes podem aproveitar e curtir um passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, e praticar atividades permitidas como pescaria de linha de mão e caniço. Na Reserva Biológica, onde a vegetação é mais preservada, os turistas podem observar algumas espécies de pássaros, onde alguns deles são ameaçados de extinção.

Foto via Flickr Adrenailha Florianópolis

Foto via Flickr Adrenailha Florianópolis

Outra opção é visitar o Sertão do Peri, região que está localizado um engenho de farinha de mandioca e alguns alambiques para cachaça; ou o Projeto Lontra, que é um criadouro cientifico de lontras, que incluem apresentações de vídeos, visita aos recintos, tirar duvidas com um dos guias e visita ao Centro de Visitação e Educação Ambiental – Engenho da Lontra e ao Laboratório de Pesquisa. Por ser um projeto de caráter educacional, as visitas devem ser agendadas com antecedência.

No local possui apenas um bar-restaurante e uma lanchonete, mas é ideal pra quem gosta de fazer piqueniques. E como não existe opção de hospedagem na própria lagoa do Peri é melhor se hospedar em uma das praias próximas.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr Otávio Nogueira

Comentários