Ícone do site Qual Viagem

Inverno na Flórida: melhor época para ver os peixes-boi

Com um clima subtropical e grande biodiversidade, a Flórida abriga várias espécies da fauna e da flora. Toda a costa do estado é habitat natural de um dos animais mais simpáticos do mundo: o peixe-boi. Mais especificamente, trata-se de uma subespécie do peixe-boi das Índias Ocidentais, o “Florida manatee”.

Foto por ©CGrant13/oceangrant.com / Discover Crystal River Florida

Esses grandes mamíferos marinhos, que podem chegar a mais de três metros de comprimento, são animais de movimentos lentos, herbívoros (alimentam-se de plantas aquáticas) e extremamente pacíficos. Como não possuem predadores naturais, são sempre dóceis e não tem medo dos humanos. Vivem no mar junto à costa, mas podem ser encontrados em estuários, rios, baías e canais.

Peixes-boi no inverno

Foto por Save The Manatee Club / ©Amanda Cotton 2009 / West Volusia Tourism

A constituição física dos peixes-boi não suporta águas abaixo de 18,8°C. Então, quando o inverno chega e a temperatura do mar cai, eles buscam águas mais quentes para sobreviver e, assim, migram pelos rios da Flórida até suas nascentes – onde as águas brotam a constantes 22°C o ano todo.

Foto por ©CGrant13/oceangrant.com / Discover Crystal River Florida

Na faixa no centro do estado ao norte de Orlando, entre os condados de Citrus, Marion e Volusia, há muitas nascentes, inclusive algumas perto da costa. Estas nascentes são verdadeiros refúgios de inverno para os peixes-boi e essenciais para a sobrevivência desses animais.

Foto por ©CGrant13/oceangrant.com / Discover Crystal River Florida

De novembro a março é a época ideal para ver os adoráveis peixes-boi nas águas rasas e cristalinas dos rios e nascentes da Flórida. Entre janeiro e fevereiro, é possível ver até mesmo centenas deles juntos em uma única nascente.

Foto por ©CGrant14/oceangrant.com / Discover Crystal River Florida

Como é um animal considerado ameaçado de extinção, há uma série de regulamentações para garantir sua preservação. Não é permitido, por exemplo, tocar neles ou perturbá-los de qualquer maneira. Além disso, são poucos os lugares onde é permitido nadar junto aos peixes-boi. Graças a essas e outras medidas, a população de “manatees” na Flórida vem aumentando a cada ano.

Crystal River

Foto por Joyce Kleen / Discover Crystal River Florida

A cidade de Crystal River, localizada na costa oeste da Flórida e a 140 km de Orlando, é o único lugar na América do Norte onde é permitido por lei nadar perto dos peixes-boi em seu habitat natural. Durante o inverno, centenas desses animais migram do Golfo do México para as águas mais quentes de Kings Bay e das nascentes em Crystal River, como King Spring, Hunter Spring e Three Sisters Springs.

Foto por Discover Crystal River Florida

A área protegida de Three Sisters Springs é um conjunto de três nascentes submersas (chamadas de Little Sister, Big Sister e Pretty Sister) que formam uma ampla piscina natural. No inverno, chega a abrigar de 300 a 400 “manatees”. Nessa época, não é permitido fazer snorkeling ou andar de caiaque por ali, mas você pode observar os peixes-boi bem de perto a partir das passarelas ao redor das nascentes.

Mais informações em: threesistersspringsvisitor.org

Blue Spring State Park

Foto por Sailforth Productions / West Volusia Tourism

Esse parque estadual, localizado em Orange City e a 50 km ao norte de Orlando, é o lar de inverno de mais de 200 peixes-boi. Em 2018, apareceram por lá quase 500 deles. Durante a temporada de “manatees”, todas as atividades aquáticas são canceladas no parque, mas dá para passar o dia inteiro admirando esses animais incríveis.

Mais informações em: floridastateparks.org/parks-and-trails/blue-spring-state-park

 

Mais informações em: visitflorida.com

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Visit Florida e com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).

Foto destaque por: ©CGrant13/oceangrant.com / VisitCitrus / Discover Crystal River Florida

Comentários

Sair da versão mobile