logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ilhéus reúne lindas praias, águas medicinais e os poemas de Jorge Amado | Qual Viagem Logo

Ilhéus reúne lindas praias, águas medicinais e os poemas de Jorge Amado

26 de dezembro de 2015

Porta de entrada da Costa do Cacau, onde há várias histórias a serem contadas e descobertas. Cidade histórica, conhecida por seus autores famosos e edifícios coloniais, Ilhéus é um lugar para absorver tanto a cultura como o brilho de seu sol. Além das histórias antigas da cidade, seu cenário completa-se com vilas próximas, como Olivença que oferece uma qualidade de surf formidável com uma grande opção de praias.

Foto por Denise Mayumi via Commons Wikimedia

Foto por Denise Mayumi via Commons Wikimedia

“O mundo é assim: incompreensível e cheio de surpresas” é o que um dos mais famosos autores do Brasil, Jorge Amado, disse em seu livro Gabriela, cravo e canela. Sabendo-se de sua relação íntima com Ilhéus, não há surpresa alguma o fato dele ter sido influenciado pela cidade ao escrever essa frase. Quando se chega ao destino pela primeira vez – a principal cidade do que é conhecido como a Costa do Cacau – pode não ser amor à primeira, mas à segunda vista certamente.

Esta bonita cidade costeira baiana oferece aos seus visitantes um sentimento de viagem no tempo à séculos passados, na era de “ouro” do cacau, com sabor inigualável na produção de seu chocolate. Caminhe pelas ruas estranhamente angulares que são separadas por coloridas casas coloniais até encontrar uma pequena esquina com lanchonetes e restaurantes ao ar livre. Sente-se, relaxe e sinta o cheiro do mar na sua frente.

É difícil argumentar onde na Bahia as pessoas são mais amigáveis, mas certamente Ilhéus tem um lugar no topo da lista. Caminhe em torno do centro da cidade que é uma mistura de lojas de roupas da moda e rústicas livrarias antigas. Pare na Catedral de São Sebastião para sentir um pouco da cultura e depois continue até o Museu Jorge Amado para um pouco de história.

Ilhéus é cercada por uma faixa verde nativa e possui – de norte a sul – algumas praias de areia branca que valem a pena explorar. Mas se alguém está à procura de uma praia com cenário completo com surf, em um ambiente mais paradisíaco, então Olivença é a resposta.

Foto via Flickr Denise Mayumi

Foto via Flickr Denise Mayumi

Olivença, pertencente ao município de Ilhéus, é um distrito que fica localizado a cerca de 14 km da sede. O caminho até lá é a metade da diversão, primeiro com uma visão perfeita da cidade de Ilhéus ao cruzar a ponte que leva ao Pontal. Antes de sair de Ilhéus, certifique-se de parar no Acarajé da Irene, na Avenida Soares Lopes, onde se afirma – com bastante precisão – ser o seu, o melhor acarajé da Bahia.

Enquanto Olivença pode ser uma vila praieira paradisíaca, com uma floresta tropical envolvente, na verdade é mais do que apenas um rosto bonito. Esta vila é conhecida por seu alto nível de surf e os campeonatos nacionais anuais são realizados na Batuba Beach. Mas não se preocupe se as ondas estiverem pequenas, aproveite e tome um banho na famosa água “curadora” de Olivença, conhecida como Tororomba, ou experimente os deliciosos frutos do mar com seu tempero baiano tradicional, em um dos muitos restaurantes na vila.

Foto via Flickr David Kirsch

Foto via Flickr David Kirsch

Ilhéus fica no início da estrada parque BA-001, a cerca de 30 km da cidade de Itabuna. Partindo de Salvador pela BR-101 a distância até Ilhéus é de 460 km. Atravessando a baía de Todos os Santos pelo ferry boat , a distância até Ilhéus cai para 310 km.

Como chegar

Chegam a Ilhéus (IOS) voos diários das companhias TAM, GOL, Azul e Av ianca originários de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado.

Onde Ficar

Cana Brava All Inclusive Resort – canabravaresort.com.br

Stelamares Village – stelamares.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Flickr David Kirsch

Comentários