logo

Telefone: (11) 3024-9500

Guia prático das melhores praias de Ubatuba | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ NancyAyumi

Guia prático das melhores praias de Ubatuba

11 de março de 2019

Em Ubatuba há praias belíssimas para diversos gostos e tribos, praia rasa e calminha para levar as crianças; praia deserta para quem quer curtir a natureza selvagem; praia com ondas radicais para quem pretende aproveitar um belo dia de surf; os melhores swels e marolas do litoral Norte de São Paulo.

Foto por IStock/ dririchetto

Foto por IStock/ dririchetto

O que fazer nas praias de Ubatuba

Piqueniques – por não ter estrutura de bares ou quiosques, algumas praias são perfeitas para acampar e levar seu próprio farnel ou cesta de piquenique. Seja qual for sua vibe, por favor, recolha seu lixo antes de partir!

Surf – As melhores ondas estão nas praias de Itamambuca, Prumirim e Praia Brava da Almada;

Aventura – Os passeios de barco, jet ski ou de ski banana com toda emoção que você merece;

Ecoturismo – 83% por cento do município está localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, então aproveite o melhor da natureza em caminhadas, banhos de mar, cachoeiras e rios, observação de espécies animais e vegetais.

Famílias com crianças pequenas – As lindas Perequê-açu, do Félix, das Conchas e da Fazenda são perfeitas para levar os pequenos.

Para namorarViagens românticas inesquecíveis nas encantadoras Praias do Alto, do Português, das Conchas e das Couves – não deixe de registrar momentos únicos, em paisagens realmente incríveis.

Cada praia, uma atmosfera diferente

Praia do Perequê-açu

Foto por IStock/ dririchetto

Foto por IStock/ dririchetto

Distante 2,6km do centro da cidade, é uma praia urbana, que tem um movimento moderado, com quiosques e bares de praia pela orla. Uma ótima praia para curtir com a família, mar calmo, areia macia e ideal para caminhadas na praia. Também há no local uma feirinha – fica próxima ao Aquário e ao Projeto Tamar.

Praia do Félix

Esta praia está localizada a 16,5km do centro, num condomínio. Uma grande extensão, mar calmo e boas ondas. Boa infraestrutura de hotéis, bares, quiosques e restaurantes em seu entorno. Uma praia cercada pela natureza. Ideal para curtir com a família passeios de banana boat. Você também pode fazer uma caminhada pelas pedras até a praia do Português, vizinha a do Felix, mas cuidado com as pedras escorregadias. No canto esquerdo da praia abrem-se as ondas mais altas para quem ama o surf. Já no canto direito é ideal para idosos e crianças, mar tranquilo, ideal para nadar.

Do Português

É também conhecida como Prainha do Félix, tem apenas 30m de comprimento. Areias finas e repleta de formações rochosas. Ideal para passeios românticos e prática de ecoturismo.

Praia de Itamambuca

Foto por IStock/ dririchetto

Foto por IStock/ dririchetto

Ondas fortes, propícias para os apaixonados pelo surf, de diversas idades. Há escolas de surf que garantem que você sai surfando no primeiro dia de aula. Você também pode levar as crianças para um gostoso banho no Rio Itamambuca que desemboca no mar. Escolha a prancha e a onda perfeita e voilá!

Praia do Prumirim

Um recanto cercado de verde e mar bravio –  uma praia limpa, reservada, quase deserta. Água doce de ambos os lados, perfeita para quem gosta de apreciar a natureza. Possui alguns quiosques e passeios para a ilha de Prumirim. E que tal acampar?

Praia da Almada

Foto por IStock/ FERNANDO MO

Foto por IStock/ FERNANDO MO

Outra praia quase deserta, localizada entre a Praia da Fazenda e a Praia do Engenho, fazendo parte do Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Picinguaba. O trajeto até ela se dá através de uma subida íngreme de 500 metros, cerca de 10 minutos, por dentro da Mata Atlântica, saindo da Praia do Engenho. A Praia da Almada é um point de surf, selvagem, mar aberto e natureza preservada. Possui duas casas de pescadores, muitos abricoeiros e o incomparável som das ondas nos rochedos. Perfeito para praticar o ecoturismo e o contato com a natureza. Leve água e gêneros que precisa porque não há nenhuma infraestrutura.

Praia da Fazenda

Uma das 8 praias localizadas em área de proteção ambiental, mar apropriado para todas as idades, trilhas e uma extensa faixa de areia. Apesar de ser pouco conhecida atrai muitas famílias, porém não há quiosques ou qualquer tipo de comércio local. Para encontrar o paraíso, não há placas ou indicações – na rodovia, você deverá adentrar o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar e seguir a direção para o Núcleo Picinguaba – na entrada é cobrada uma contribuição simbólica de R$10,00 para o estacionamento no local e duchas para os visitantes. Não esqueça da câmera para registar os momentos!

Do Alto

A Praia do Alto é uma praia rústica, está localizada próxima ao centro, no início da região norte de Ubatuba. Seu acesso se dá apenas por trilha íngreme, mas curta e rápida. Mar calmo, águas muito limpas e cercada pela mata. Geralmente é frequentada por famílias e casais. Uma praia perfeita para passar o dia, leve um piquenique!

Praia do Cedro

Foto por IStock/ dririchetto

Foto por IStock/ dririchetto

Também conhecida como Praia do Cedrinho. Uma das praias mais conhecidas em Ubatuba para mergulho livre. Tem acesso através de uma trilha leve após 3km da entrada do condomínio da Praia do Tenório. É uma praia de tombo, mas não há correnteza – ideal para todos os públicos. Legal para viagens com amigos e família. Seguindo pela estrada há o Farol da Ponta Grossa, muito próxima ao aquário de Ubatuba, casa do Artesão, feira hippie, projeto Tamar e o Farol do Cruzeiro.

O litoral de Ubatuba tem mais de 90 praias distribuídas ao longo da cidade. Conheça também as praias de Maranduba, Lázaro, Vermelha, Grande, Enseada, Perequê… todas belíssimas, sem contar com as ilhas. Ora, o que você está esperando? Conheça os pacotes da Hurb e veja como viajar para Ubatuba e aproveitar essas delícias!

Texto por: Semíramis Moreira – Redação Hurb

Foto destaque por IStock/ NancyAyumi

Comentários