logo

Telefone: (11) 3024-9500

Guia do Atacama: o que saber antes ir | Qual Viagem Logo

atacama_1-3

Guia do Atacama: o que saber antes ir

12 de junho de 2018

Conhecer o Deserto do Atacama é uma experiência única para a vida toda. Em meio a paisagens selvagens estão lagos termais, geysers, desertos de sal e outras dezenas de surpresas que aparecem em meio à geografia irregular. Entretanto, estar preparado para essa viagem é essencial para tornar tudo ainda mais bonito e agradável. Confira nesse guia do Atacama o que é preciso saber antes de ir para lá e o que levar para não ficar na mão.

dsc00848-2-800x534-2

O Atacama é caro? Quanto vou gastar?

O Atacama tem hostels a hoteis super luxuosos. Não existe um meio termo.

No quesito luxo, serviço, conforto e exclusividade, considero o Tierra Atacama o melhor dos hoteis por aqui.  Ele faz parte da coleção Unique Lodges National Geographic, e tem um conceito de spa all inclusive, que inclui aulas de ioga, passeios personalizados, guias incríveis. Além disso, o hotel foi projetado voltado para o Licancabur, e onde quer que se esteja, há a vista para o vulcão: dos quartos, spa, restaurante, piscina.

img_9325-800x534-2img_8028-800x600

Se a ideia for um hotel mis barato ou hostel, tem o Ilauca, o Ckuri e outros semelhantes (veja aqui as opções de hostels no Atacama). Os hostals normalmente não tem ar condicionado (e o Atacama é bem quente durante o dia), nem passeios inclusos.  Mas há muitas agências em San Pedro, e a média de preço dos passeios é entre 20-30 dólares por pessoa.

Como chegar no Atacama

San Pedro do Atacama é o ponto de partida para as belezas do deserto, mas por ser pequena e ficar em uma área remota, não é possível voar diretamente para lá. O aeroporto mais próximo fica em Calama,  a cerca de uma hora e meia de San Pedro. As companhias aéreas que voam para são Latam Airlines, Sky e Jetsmart, partindo principalmente de Santiago.

Quando ir para o Atacama

A primeira coisa que é preciso saber sobre o deserto do Atacama é a variação de temperatura. Independente de ser inverno ou verão, durante o dia o clima costuma ser mais quente, variando entre 22º e 30º graus, mas quando cai à noite costuma ser bem frio, chegando aos 3º graus no inverno.

Sendo assim, os melhores meses para conhecer o deserto são março, abril, maio, setembro e outubro, quando essa diferença de temperatura não é tão acentuada e os dias costumam ser ensolarados e sem chuvas.

img_8115-800x600

Altitude no Atacama

Sim, a altitude pode incomodar. San Pedro do Atacama fica a 2.400 metros e algumas atrações estão a mais de 5 mil metros. A dica para não se sentir mal é fazer tudo com calma, para não perder o fôlego. Comece pelos passeios com altitude mais baixa e deixe os mais radicais para os últimos dias. Assim o corpo se acostuma aos poucos e você não terá problemas.

Quanto tempo ficar no Atacama

Tenha em mente que há vários lugares lindos para visitar no Atacama, desde as salinas de até os gêiseres em El Tatio. O ideal é ficar pelo menos uma semana, reservando um a dois passeios por dia, mas se puder ficar mais, melhor.

Guia Atacam: dá para ir por conta própria?

Não é a melhor opção para conhecer o Atacama. Para chegar em muitas das atrações é preciso fazer pequenas viagens por caminhos inabitados e muitas vezes sem placas. O ideal é procurar boas agencias que oferecem pacotes variados, com transporte, lanche e guias experientes.

Passeios imperdíveis no Atacama

Todos! Mas se você tiver poucos dias, recomendo: Salar do Atacama, Salar de Tara, Lagunas Altiplânicas, Termas Puritana (indo pela trilha, e não de carro) e bike na Quebrada del Diablo).

Guia do Atacama Guia do Atacama

Dicas essenciais

Tenha sempre na bolsa uma ou duas garrafas de água. O clima é seco e pode incomodar se você não se hidratar com frequência.

Internet no Atacama: usamos o chip da Easysim4u. Pegou bem por lá, apenas em alguns lugares ficou sem sinal,  nos mais remotos. Mas de forma geral, funcionou certinho.

Seguro Viagem: Não viaje para o Atacama sem um seguro viagem. Para achar os melhores preços,  recomendo o site do Seguros Promo. É um buscador que apresenta as opções de todas as empresas de seguro do mercado,  daí fica mais fácil comparar os pacotes, e você compra online mesmo.

– Mesmo no verão, tenha um casaco  dentro da bolsa durante os passeios em altas altitudes, lugares onde ventam mais e é mais fresco. El Tátio, por exemplo, bate 5 graus mesmo no verão.

– Itens como protetor solar, óculos de sol e hidratante labial são indispensáveis. O sol forte, mesmo no inverno, pode causar desconforto, então proteja-se sempre, além do clima seco, que deixa os lábios e pele ressecados.

– Leve dinheiro em espécie. Há dois ATMs no Atacama, mas vai que…

Leia mais sobre o Atacama e outros roteiros do Chile no Juju na Trip

E siga a gente no Instagram e no Youtube

Siga!

Juju na Trip

Gabriela Temer é jornalista, Rico Sombra é fotógrafo, e juntos eles viajam pelo mundo com a filha Juju em busca de boas histórias e muita aventura. Uma família vivendo o melhor da vida! Juntos, já rodaram por mais de 40 países, e querem conhecer muitos outros.
instagram @jujunatripblog
youtube.com/jujunatrip
facebook.com/jujunatrip
Juju na Trip
Siga!

Últimos posts por Juju na Trip (exibir todos)

Comentários