logo

Telefone: (11) 3024-9500

Glasgow: arquitetura, compras e cultura na Escócia | Qual Viagem Logo

Kelvingrove Museum and Glasgow University - Scotland

Glasgow: arquitetura, compras e cultura na Escócia

19 de outubro de 2018

Apesar de remontar a Idade da Pedra, Glasgow é extraordinariamente moderna e cosmopolita. Com uma vida noturna agitada, bons lugares para compras e cheia de galerias de arte, a segunda maior cidade da Escócia é vibrante e colorida. Confira os melhores pontos turísticos para incluir no seu próximo roteiro:

Compras na Style Mile

Foto via iStock por treasuregalore

Foto via iStock por treasuregalore

Considerado o segundo maior centro de compras do Reino Unido, o polo mercantil de Glasgow se concentra em três principais ruas: a de Buchanan, Argyle e Sauchiehall. Apelidada de Style Mile, a região abriga estabelecimentos com os maiores nomes de marcas britânicas e internacionais. Grande parte das lojas estão dentro de prédios antigos e históricos, e por ter uma variedade de locais de venda, o visitante vai encontrar preços que cabem no bolso de cada um.

Galerias de Arte, Museus e Igrejas

Foto via iStock por Kikagogo

Foto via iStock por Kikagogo

Os amantes de arte poderão se deliciar e encantar com a cena cultural da cidade. São mais de 20 museus e diversas galerias. Kelvingrove é uma das paradas imperdíveis na cidade, considerado um dos mais importantes museus da Escócia, possui um rico arquivo de arte cívica, com cerca de 8 mil objetos em exposição. A entrada é gratuita. Pertinho dali está a Universidade de Glasgow, que merece uma visita pelo campus.

A Catedral de Glasgow é a igreja mais importante da cidade, que data construção de 1197 e é uma das poucas igrejas medievais que estão bem preservadas.

De frente para a catedral, bem em uma colina, está o Necropolis, maior cemitério de Glasgow. Túmulos de personalidades importantes e monumentos podem ser encontrados ali.

Bem próximo de ambos está o St. Mungo, Museu das Religiões, um espaço que abriga a história e explicas as diversas crenças. A entrada é gratuita.

A arquitetura de Mackintosh

Foto via iStock por atosan

Foto via iStock por atosan

Charles Rennie Mackintosh foi um dos mais importantes arquitetos e designers da Escócia. A maior parte de suas obras podem ser encontradas em Glasgow, que são um ícone e símbolo da cidade. Seu trabalho é marcado por uma junção da Art Nouveau, com base na tradição escocesa e inspiração no estilo japonês.

Tudo isso pode ser visto em lugares como o Kelvingrove Museum, Hunterian Museum – museu mais antigo da Escócia –, o Lighthouse, local onde há uma exposição dedicada a Mackintosh e o Willow Tea Room, um dos mais famosos salões de chá, localizado na Buchanan Street e primeiro trabalho do artista.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Leonid Andronov

Comentários