Ícone do site Qual Viagem

FIT Pantanal 2017 recebe grande público e gera negócios

A Feira Internacional de Turismo – FIT Pantanal 2017, realizada nos dias 20 a 23 de abril, recebeu mais de 50 mil pessoas no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). O evento, que retornou em 2016 após oito anos sem ser realizado, teve como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”, ganhou um novo formato e foco na realização de negócios. Pacotes turísticos e viagens para os principais atrativos do Estado puderam ser adquiridos por até 50% de desconto.

A programação da FIT incluiu palestras, painéis temáticos, fóruns, reuniões e rodadas de negócios, além de exposição com a participação dos municípios com potencial turístico, que apresentaram as belezas naturais de todas as regiões mato-grossenses. Também foram realizados festivais de artesanatos e gastronomia. No Festival Gastronômico, chefs apresentaram pratos típicos preparados com iguarias do Mato Grosso e produtos fabricados na região. Já o Festival de Artesanato ofereceu uma variedade de peças de diversas regiões do Estado. Na área externa um grande palco recebeu apresentações musicais e culturais todas as noites. Passaram por lá os grupos de dança Flor Ribeirinha, Mascarados de Poconé, Congo de Vila Bela, Rasqueado Cuiabano entre outros.

O Malai Manso, primeiro resort do Estado, participou da exposição com uma promoção onde os visitantes puderam concorrer a uma diária com acompanhante no resort. Inaugurado em agosto de 2016, o empreendimento está localizado à beira do Lago do Manso, na Chapada dos Guimarães.

Investimento no turismo de Mato Grosso

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques participou da abertura oficial da FIT Pantanal 2017. Durante a solenidade, o governador relembrou o processo de retomada da feira e destacou a necessidade de continuar investindo no turismo. “Esta feira estava parada há 8 anos. Na nossa administração a resgatamos com rodadas de negócios, discussões sobre a melhoria do turismo e sustentabilidade. Investir no turismo é gerar emprego, renda e progresso para o nosso Estado. O cidadão de Mato Grosso, do Brasil e do mundo precisa conhecer nossos potenciais turísticos de Curvelândia, Conquista do Oeste, Nobres, Tangará, Jaciara, por exemplo”, afirmou Taques.

Para o secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, o turismo do Estado vive um novo momento. “Conseguimos reverter e mudar a história do nosso Estado em relação ao turismo, de forma que este seja considerado um dos pilares da economia, geração de emprego e fortalecimento dos pontos turísticos”, comentou.

O apresentador Richard Rasmussem, convidado para ministrar a palestra “Superando seus limites”, ressaltou a importância do trabalho de valorização da população ribeirinha e pantaneira. “O turismo distribui renda e dá orgulho para esse povo todo. Essas pessoas passam a ser valorizadas não só economicamente, mas como seres humanos, por seu jeito de ser, pelo diferente e isso é muito bom, pois, além de conseguir manter as onças, as capivaras e as nossas florestas em pé, a gente valoriza as pessoas que vivem nesse ambiente e que têm orgulho de ser quem são”, disse.

Também participaram da solenidade representantes do Ministério do Turismo, deputados, secretários estaduais, empresários, parceiros e público em geral.

A FIT Pantanal foi promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur) e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Teve também o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MT (Sebrae), Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT).

QUAL VIAGEM participou do evento a convite da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso/Secretaria Adjunta de Turismo.

Texto e fotos: Roberto Maia

Comentários

Sair da versão mobile