logo

Telefone: (11) 3024-9500

LISBOA: europa com sotaque português | Qual Viagem Logo

LISBOA: europa com sotaque português

2 de outubro de 2014

Capital portuguesa oferece aos turistas boas compras, ótima gastronomia e uma infinidade de atrações. De castelos a museus, de aquários a shoppings.

Por Cláudio Lacerda Oliva


Visitar a Europa em qualquer época do ano é um convite à boa gastronomia, ao encontro com a História e a oportunidade de vivenciar uma cultura que se reflete também na cultura brasileira, sobretudo Portugal. Iniciar nossa viagem escolhendo como destino Lisboa, a capital portuguesa, pode ser a união de aspectos fundamentais como lazer, entretenimento, cultura, clima agradável, excelência em hospedagem, boa gastronomia, qualidade e preços atraentes no comércio. Parece difícil encontrar um território que abranja todos esses requisitos, porém, a cidade de Lisboa apresenta-se como a escolha ideal para atender essas expectativas. A capital portuguesa oferece ambientes convidativos que recentemente mudaram a imagem do centro histórico da cidade. O Terreiro do Paço é um desses espaços. Com uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, o local é um dos mais frequentados da cidade, onde os turistas encontram diversos estabelecimentos como lojas, bares, esplanadas e, ainda, uma importante atração cultural, o Lisboa Story Centre, um ambiente inovador que recria a história de Lisboa de uma forma lúdica e interativa.

Os viajantes também poderão passear por bairros históricos a bordo do tradicional bonde Elétrico 28, e conhecer os locais mais interessantes do patrimônio da cidade. Caminhar pela Baixa Pombalina e a Praça do Comércio, o Bairro Alto, Chiado e a Avenida da Liberdade, também costuma agradar os turistas, pois são lugares onde se encontram restaurantes, bares e cafés, lojas, galerias de arte, ateliês, livrarias, teatros, casas noturnas e monumentos históricos. Os miradouros ou mirantes lisboetas, entre eles o Arco da Rua Augusta, o Castelo de São Jorge, os bairros de Santa Luzia, São Pedro de Alcântara e Torel, proporcionam uma visão privilegiada e incomum de Lisboa, dando aos viajantes a oportunidade de observar o Rio Tejo, a Baixa Pombalina, a Ponte 25 de Abril e outros diversos pontos da capital. Já no famoso bairro de Belém, conhecido por oferecer um dos principais doces lisboetas, os legítimos pastéis de Belém, os turistas terão a oportunidade de visitar o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, que foram reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Outro local tradicional que faz parte de um completo roteiro de viagem em Lisboa é o Parque das Nações, área construída junto ao Rio Tejo, como parte das realizações da Expo 98; Lá está o Oceanário, um dos maiores aquários do mundo, que abrange mais de 8 mil animais e plantas de cerca de 500 espécies marinhas. O ambiente do Parque das Nações reserva também grandes atrações como o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, um museu interativo de ciência e tecnologia que visa tornar o estudo científico mais acessível a todos. Além disso, os Pavilhões de Portugal e Atlântico, o Cassino, a Gare do Oriente, a Torre Vasco da Gama e o Teleférico também são outras atrações que costumam agradar o público que visita o parque.

monumentos

Monumentos e locais de referência no centro de Lisboa retratam sua importância histórica para toda a Europa.Foto: Jackmalipan/Thinkstock

A parte cultural fica por conta dos museus espalhados por toda a cidade, como o MUDE – Museu da Moda e do Design, que é referência do gênero na Europa. Outros museus como o Berardo, do Chiado, Calouste Gulbenkian, do Azulejo, da Eletricidade, do Oriente, Marioneta, do Fado, de São Roque, dos Coches (o mais visitado da cidade), entre outros, se destacam por suas diferentes temáticas, reforçando a pluralidade artística e cultural dessa magnífica capital europeia.

FADO, UMA TRADIÇÃO DA ALMA

O fado é, por excelência, a canção de Lisboa. Produto de um sentimento próprio, de uma alma que não se explica, mas que se sente, o fado é ainda hoje o produto mais nobre e genuíno da cultura popular portuguesa. É de alma que se fala; de sentimentos que se respiram; de saudades que se sentem. É o fado que se canta. Do antigo e do novo, mas sempre o fado, que se quer ouvido em silêncio, enquanto se prova um caldo verde e se trinca uma rodela de chouriço num naco de broa. Acompanhado à guitarra, o fado conta uma história de mar salgado em torno do qual se reúne todo o povo português. As palavras de cada fado cantam a alma desse povo, atravessada pela saudade de quem partia e a angústia de quem, no porto de Lisboa, aguardava a chegada dos barcos que nem sempre voltavam.

COMER BEM, UMA ROTINA EM LISBOA

cafes

Lisboa, principalmente de maio a novembro, oferece bons cafés e ótimos bares no entorno do centro histórico, ideais para um bom bate-papo entre amigos. Foto: divulgação

Em Lisboa, cidade antiga e moderna, cruzam-se sabores e cheiros de muitas gastronomias. Os lisboetas gostam especialmente da cozinha tradicional portuguesa, onde se incluem os petiscos (pastéis de bacalhau, peixinhos da horta, pataniscas de bacalhau, ovos verdes…) que têm mais sabor quando nos sentamos numa tasca de bairro para desfrutar uma refeição. Para acompanhar os ricos antepastos os portugueses elegem o vinho, e há vinhos adequados a cada prato. Uma cidade também se conhece através da sua gastronomia e tradições bairristas. Lisboa oferece inúmeros locais onde podemos apreciar as especialidades gastronômicas, desde o mais luxuoso, com cozinha contemporânea, de famosos chefs à característica tasca de bairro, passando pelo pequeno restaurante onde o cheiro intenso das especiarias nos transporta para experiências únicas de sabor e comida artesanal. No que diz respeito à “gastronomia lisboeta” várias opiniões se têm manifestado ao longo dos tempos. Embora não haja consenso nesta matéria, os pratos típicos de Lisboa são os seguintes: sopa rica de peixes, ovos verdes, peixinhos da horta, favaria, bacalhau à Brás, pataniscas de bacalhau, meia-desfeita, pescada à lisboeta, lebre à Bulhão Pato, bife à Marrare, iscas com elas, meia-unha com grão, perdizes à Convento de Alcântara, pivetes guisados. O bolo-rei, as broas castelar, as farturas, os pastéis de nata ou pastéis de Belém e as raivas de Lisboa são os mais tradicionais doces típicos da cidade. Entrar num café ou sentar-se numa esplanada e deliciar-se com as ricas opções em pastelaria da cidade. Beber uma ginjinha, com ou sem elas, ou saborear um pirata em casas típicas da especialidade na Baixa é um ritual imperdível.

O SABOR DO OUTONO NAS RUAS DA CAPITAL

No final de setembro, o outono chega e Lisboa começa a ser envolta pelo doce aroma do fumegar das castanhas assadas. Na Praça de Londres, o senhor Eduardo Figueiredo, vende castanhas da Cooperativa de Penela da Beira, região produtora de uma das melhores castanhas de Portugal e atende a todos, há décadas, com seu sorriso e suas histórias. Com a chegada do frio é possível encontrar castanhas de setembro a março, por toda a cidade, em carrinhos assadores. Uma viagem à parte em Lisboa são suas pastelarias. Uma espécie de lanchonete, e como tais vão desde as mais estilosas às mais simples, mas nem por isso, menos deliciosas. Uma excelente opção tanto para almoçar como para tomar um café ou um lanchinho. Abrem pela manhã, algumas fecham às 21h e outras ficam abertas até de madrugada!

E os preços? Para todos os bolsos. As mais famosas cobram pela fama, mas nem por isso são luxos impossíveis de degustar. Agora não deixe de sentar-se ao menos em uma, não experimentar este momento, sei lá é como ir ao Brasil e não provar uma caipirinha num bar de música ao vivo ou ficar sem comer uma bela feijoada! Desde 1922, a Pastelaria Suíça está na Praça do Rossio, um dos principais pontos de visita para quem vai a Lisboa. O local é tradicional, e serve até refeições, mas o grande destaque mesmo é a área destinada aos docinhos. Há doces para todos os gostos. Mas quem for a Lisboa, deve procurar provar os doces feitos com ovos, que são uma verdadeira tentação e tradição no país. E a variedade é grande! A nossa dica é provar os Ovos Moles, doce da região de Aveiro, em Portugal. Eles vêm “embalados” em uma espécie de hóstia (massa de farinha de trigo), e em formatos de elementos marinhos.

UMA DAS MELHORES CIDADES EUROPEIAS PARA FAZER COMPRAS

A capital portuguesa oferece várias opções de compras, desde o comércio ao ar livre até alguns dos maiores centros comerciais da Europa. Lisboa possui diversas características positivas como atrativo aos turistas. Além disso, a proximidade entre os bairros, os cafés, restaurantes e praças de alimentação, e o clima agradável para caminhar são excelentes motivos para os consumidores encherem as sacolas. Conheça algumas dicas importantes para quem deseja realizar boas compras na cidade.

AVENIDAS E BAIRROS HISTÓRICOS

Avenida da Liberdade – Considerada um espaço sofisticado por reunir vitrines de grandes marcas de luxo.

Rua Castilho – Concentra várias lojas de grifes internacionais.

Bairro Alto – Local de comércio tradicional e lojas alternativas.

Príncipe Real – O bairro é repleto de ateliês, galerias e lojas de antiguidades.

Baixa de Lisboa – Suas ruas concentram o comércio tradicional e lojas com as últimas tendências da moda.

Chiado – Considerado um dos principais centros de comércio e das artes.

Santos – Bairro considerado o centro das lojas de design.

FEIRAS POPULARES

Feira da Ladra – Feira de antiguidades onde os turistas encontram móveis antigos, livros, roupa de segunda mão, LPs, máquinas fotográficas e objetos raros.

Feira de Artesanato do Estoril – Aberta até a metade de outubro, a feira reúne artesanato, música e cozinha regional.

Feira de Sintra – Concentra barracas que comercializam vasos, latarias, antiguidades e roupas, além de uma grande variedade de produtos hortícolas.

GALERIAS E ESPAÇOS COMERCIAIS

LX Factory – Possui uma destacada livraria, feiras vintage e outros espaços do universo alternativo.

Tivoli Forum – Pequenas galerias concentram diversas lojas de luxo.

Embaixada (Príncipe Real) – Um conjunto de lojas e espaços comerciais com artigos de moda, design, joalharia, arte, música, entre outros.

Casa da Guia (Cascais) – Palacete do século 17 com lojas, restaurantes e esplanadas.

Lisbon Shop – Espaço turístico-cultural, oferece uma vasta oferta de produtos e serviços, com exposição e venda de artes popular e urbana da região de Lisboa, desde artigos de cerâmica e pintura até peças de tecelagem e rendas de bilros.

Freeport Designer Outlet – Abriga lojas de grandes marcas como Calvin Klein, Lacoste, Carolina Herrera, Gant, Boss, Levis, Escada, Vista Alegre, Swatch, entre outras.

SHOPPINGS CENTERS

El Corte Inglês – É a única loja de departamentos de Lisboa, com artigos de decoração, joalheria, moda, cosmética, perfumaria, tecnologia, esporte, brinquedos, cultura e alimentação.

Amoreiras Shopping Center – Em suas mais de 240 lojas é possível encontrar ofertas de moda feminina e masculina, lojas para crianças, joalherias, perfumarias, tecnologia e informática.

PARA QUANDO VOCÊ FOR A LISBOA

A bela capital portuguesa nasceu de um pequeno lugarejo localizado a norte do atual Castelo de São Jorge. Através da ação povoadora dos romanos (195 a.C.) e inerente desenvolvimento socioeconômico, em breve lhe seria atribuída a classificação de “município”, usufruindo do seu equipamento urbano: monumentos, teatros, termas. Seu nome: Olisipo. Nos seus arredores foi-se agregando um bom número de famílias cultivadoras da terra que, em troca de pão, fruta, vinho, legumes e gado, recebiam proteção e defesa. As sucessivas invasões de novos povos, quer germanos em 500 d.C. (visigodos, suevos), quer árabes em 700 d.C., transformaram a fisionomia da população. Lisboa foi, por muito tempo, um porto de contato com a África. Pelo fato de Portugal ser um Estado unificado desde o século 12, inaugurando na Europa o conceito de “País”, concentrou seus esforços nas navegações ultramarítmas e tornou-se uma potência, responsável pelo intercâmbio de produtos, pessoas e também da Língua Portuguesa em todos os cantos do mundo. Lisboa é a capital do país desde 1256.

MOEDA – Euro. 1 euro = R$ 2,94

FUSO HORÁRIO – Mais 4 horas nessa época do ano em relação ao horário de Brasília.

CLIMA – Lisboa tem um clima temperado, com inverno curto e verão longo e quente. O período mais chuvoso ocorre entre os meses de dezembro e março. Durante o inverno, raramente as temperaturas descem a pontos extremos.

VISTO – Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal. O passaporte precisa ter validade superior a três meses à duração da estada pretendida. Importante contratar um seguro-viagem, pois o mesmo pode ser exigido na entrada no país.

TRANSPORTES – Turistas em Lisboa dispõem de três opções de cartões – Lisboa Card, Viva Viagem e 7 Colinas – que permitem visitas a diversas atrações na cidade e também passe livre nos ônibus, metrô, elétricos (bondes) e elevadores, além dos trens para Cascais e Sintra. O Lisboa Card válido por 72 horas e dá direito a visitas à Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e o Palácio da Vila, e oferece descontos para outras. Já o viva Viagem e o 7 Colinas são apenas passes recarregáveis que garantem descontos no transporte público e tem validade de um ano. À noite, o serviço de táxis em Lisboa é a melhor alternativa, pois os outros meios de transporte ficam muito limitados. Há, também, o transporte por barcos no Rio Tejo. As empresas Transtejo e a Soflusa prestam o serviço para a travessia do rio e está integrada com a rede metropolitana e ferroviária de Lisboa. Informações: www.askmelisboa.com e www.carris.pt

CONSULADO DE PORTUGAL SP – Rua Canadá, 324 – Jardim América. Tel. (11) 3084-1800. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações: www.secomunidades.pt/web/saopaulo

CONSULADO DO BRASIL EM LISBOA – Praça Luís de Camões, 22 – 1o andar. Informações: www.consulado-brasil.pt

ASSISTÊNCIA A BRASILEIROS – O governo brasileiro, através do Itamaraty disponibiliza o Portal Consular, onde estão informações úteis para cidadãos brasileiros em viagem ao exterior. Informações: www.itamaraty.gov.br/assistencia-consular

LIGAÇÕES A PARA O BRASIL – Através do serviço BrasilDireto da Embratel – tel. 800 800 550. Informações:www.portal.embratel.com.br

ONDE FICAR

Hotel Roma – Moderno hotel categoria 3 estrelas, está estrategicamente localizado na Avenida de Roma, uma das principais vias de Lisboa. Também está próximo do aeroporto internacional e de estações do metrô, permitindo o acesso rápido – cerca de 10 minutos -,ao Centro Histórico e à região mais moderna da cidade, o Parque das Nações. Informações: www.hotelroma.pt

Corinthia Hotel Lisboa – Ícone da hotelariaportuguesa, integra o grupo Corinthia Hotels, e se destaca pelo luxo. Com o passar do tempo, o hotel se firmou como referência para executivos que visitam a cidade a negócios e para turistas que viajam a passeio. Está oferecendo uma promoção especial válida até dezembro próximo. Informações:www.corinthia.com

COMPANHIAS AÉREAS

Principal empresa aérea portuguesa e membro da Star Alliance, a TAP Portugal é a única que oferece voos diretos e diários para Lisboa partindo doze cidades brasileiras. A partir de São Paulo, oferece voos partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A TAP também possui acordo de compartilhamento de voos com a GOL. Informações: www.flytap.com/Brasil

PACOTES TURÍSTICOS
Várias operadoras de turismo oferecem pacotes para Lisboa. Confira:

Nascimento Turismo – Tel. 0800 774 1110 ou www.nascimento.com.br

Soft Travel – Tel. 3017-9999 ou www.softtravel.com.br

Visual Turismo – Tel. (11) 3235-2000 ou www.visualturismo.com.br

Abreutur – www.abreutur.com.br

CVC – www.cvc.com.br

Comentários