Ícone do site Qual Viagem

Entrevista com Marcelo Picka Van Roey, diretor geral do Grande Hotel São Pedro e do Grande Hotel Campos do Jordão

Com o conceito hotel-escola, o Grande Hotel Campos do Jordão e o Grande Hotel São Pedro são referências no segmento de hospitalidade, com serviços de excelência. A Qual Viagem entrevistou Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil e diretor geral do Grande Hotel Campos do Jordão e Grande Hotel São Pedro.

Grande Hotel São Pedro. Foto por Divulgação

Marcelo Picka Van Roey: O trabalho em equipe é essencial para o pleno funcionamento de nossos hotéis. Busco estar sempre junto dos gerentes gerais, auxiliando no que precisam, desenvolvendo as estratégias competitivas importantes para continuarmos crescendo e prosperando nesse mercado.

Somos referência em formação gastronômica e hoteleira e preparamos o profissional para exercer o serviço com maestria e excelência. Investimos no desenvolvimento pessoal de nossos colaboradores, afinal o serviço é idealizado, criado e executado por pessoas. Por isso nos destacamos na parte educacional e conseguimos transbordar isso para a nossa operação hoteleira.

Os hotéis-escola Senac, Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão, são ambientes que possibilitam a prática das atividades educacionais desenvolvidas nos campi do Centro Universitário Senac (Águas de São Pedro, Campos do Jordão e Santo Amaro). Hotéis-escola e campi formam complexos educacionais considerados dos mais bem equipados e conceituados centros de formação hoteleira e gastronômica do mundo.

O diferencial é o privilégio que os alunos têm de exercitar seu aprendizado dentro dos hotéis, propiciando uma real experiência do mercado de trabalho aos estudantes. Por meio da prática real, desenvolvem atividades do dia a dia do hotel, sempre com supervisão, adquirindo uma formação de destaque para quando iniciarem no mercado de trabalho.

MPVR: Sim, os últimos anos foram difíceis e desafiadores para nós, ficamos fechados por mais de seis meses. A flexibilização nas reservas foi fundamental para a retomada gradual, permitindo que nossos hóspedes realizassem cancelamentos e remarcações com prazos diferenciados.

Outro ponto importante foi a comunicação com nossos clientes, nossa transparência em mostrar os procedimentos de higienização, que reafirmou a mensagem de que os hotéis são ambientes seguros. Implementando novas e boas práticas que priorizam a saúde e o bem-estar coletivo – tais hábitos que agregamos em nossa rotina e levamos adiante.

Uma das prioridades foram as atividades ao ar livre, que já estávamos trabalhando, e com a pandemia ganhou ainda mais força. Em ambos hotéis – Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão – temos uma vasta área verde, e esses espaços estão sendo aproveitados ao máximo, nos permitindo criar momentos únicos no meio da natureza.

Também apostamos em experiências personalizadas, com atendimento exclusivo e atividades sob medida. Identificar todos os desejos e planos de uma família e adaptar os serviços do hotel a essa demanda nos ajuda a criar uma conexão genuína e fidelizar o cliente.

MPVR: Com as restrições das viagens internacionais, os brasileiros descobriram as diversas riquezas que nosso país tem a oferecer, foi um momento de estreitar esse relacionamento em definitivo e fidelizar esses turistas. Talvez este público volte a frequentar os destinos internacionais, mas possivelmente manterão algumas escapadas ao longo do ano em resorts nacionais, combinando com tempo de trabalho e lazer, criando um final de semana mais prolongado e aumentando assim o tempo de permanência em um resort, chegando antes do final de semana ou saindo depois.

Segundo o relatório Radar da Resorts Brasil, os empreendimentos registraram um crescimento de cerca de 30% na procura na comparação com a média dos últimos meses. Podemos afirmar que o turismo brasileiro está em ritmo de recuperação e a tendência é continuar com a crescente procura em nossos resorts.

MPVR: Um dos grandes diferenciais dos nossos hotéis é a gastronomia. Seja no menu a la carte, buffets, chás da tarde e workshops gastronômicos, os hóspedes saboreiam uma culinária de altíssima qualidade.

Destaque para a experiência Winemade Menu, na qual os hóspedes podem escolher os vinhos que mais gostam e, em 24 horas, o Sommelier e o Chef trabalham em harmonia para criar um menu exclusivo para harmonizar com o vinho escolhido.

Ou ainda, a partir de uma conversa com o Chef, os hóspedes podem personalizar a sua refeição e desfrutar de um menu 100% exclusivo preparado em uma das nossas churrasqueiras e parrillas. Para essa experiência, priorizamos menus para compartilhar. Nossa proposta é de que seja um momento de confraternização e celebração entre familiares e amigos.

O público dos hotéis é formado basicamente por famílias com ou sem crianças.

MPVR: Acredito que este é o ano para a retomada do turismo, com grandes eventos retornando para a agenda e viagens internas em alta, é a oportunidade da hotelaria se reinventar e fidelizar os clientes. O momento é oportuno para os resorts mostrarem seu diferencial e priorizarem o investimento em inovação.

Como Presidente de Resorts Brasil do biênio 22/23, pretendo em conjunto com a diretoria e conselheiros dar continuidade aos trabalhos realizados pela associação, que desde a sua criação, há 20 anos, e mesmo durante a pandemia, trouxe muitos benefícios aos associados. Seguiremos contribuindo para o crescimento do setor de turismo como um todo, pautado em dois pilares principais: sustentabilidade e inovação.

MPVR: No Grande Hotel temos como prioridade atender com excelência e hospitalidade, proporcionando experiências inesquecíveis para nossos hóspedes. Com atividades para toda a família, visando a qualidade de vida, contato com a natureza, saúde e bem-estar.

Grande Hotel Campos do Jordão. Foto por Divulgação

O Grande Hotel Campos do Jordão oferece uma estrutura completa de lazer e esportes para os mais variados gostos e idades, com piscinas cobertas e aquecidas, ginásio poliesportivo coberto, quadras de tênis e squash. Temos 3 km de trilhas interligadas em meio à natureza, que ainda conta com um labirinto, arvorismo, diversas áreas para piquenique, vinhedo próprio, bosque com frutas regionais e uma horta produzindo, que, além de fazer parte da programação, ainda abastece parte da cozinha. Os hóspedes ainda podem desfrutar do nosso Health Club, com uma série de alternativas de relaxamento e bem-estar: hidromassagem, sauna seca e úmida, ducha circular, cascata turbilhão, deck para sol, além de um moderno Fitness Center.

Grande Hotel São Pedro. Foto por Divulgação

No Grande Hotel São Pedro o destaque fica por conta do exclusivo parque aquático para hóspedes de todas as idades, com toboáguas e brinquedos que estimulam a diversão. Totalmente acessível para pessoas com necessidades especiais de locomoção. Além disso, também conta com ginásio poliesportivo coberto, quadras de tênis, campos de futebol society, academia completa, trilhas internas e um lindo jardim contemplativo com espaço para caminhadas e ioga.

Em ambos, a gastronomia é o carro chefe. Além do restaurante principal, os hóspedes podem optar por experiências completamente diferentes nos nossos restaurantes a la carte: Arte da Pizza (Grande Hotel Campos do Jordão) e Engenho das Águas (Grande Hotel São Pedro).

Sobre Marcelo Picka Van Roey

Marcelo Picka Van Roey. Foto por Divulgação

Graduado em Tecnologia em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac, em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e com MBA em Economia do Turismo pela USP, Marcelo iniciou sua carreira profissional na BSH International, como Consultor e Asset Manager de propriedades hoteleiras. Atuou como professor de desenvolvimento de projetos hoteleiros em diversas faculdades, incluindo o Centro Universitário Senac. Em 2005, assumiu a coordenação da área de hotelaria do Senac São Paulo. No mesmo ano, recebeu o desafio de comandar os hotéis-escola Senac, onde atua até hoje, sendo responsável pelo Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão. Em 2020 foi eleito Vice-Presidente da Resorts Brasil e, em 2022, assumiu a presidência da associação para o biênio.

Mais informações em: grandehotelsenac.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile