logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dicas para conhecer a Calábria, região no sul da Itália | Qual Viagem Logo

Dicas para conhecer a Calábria, região no sul da Itália

10 de fevereiro de 2020

A Calábria está no “pé da bota”, extremo sul da Itália, banhada pelo esplêndido azul dos mares Jônico e Tirreno e separada da Sicília pelo estreito de Messina. O clima quente, as belas cores do mar, as costas rochosas que se alternam com as praias, a natureza selvagem e misteriosa, os sabores fortes e genuínos da comida local e os vestígios de suas origens antigas fazem da Calábria um lugar único que os turistas podem desfrutar no inverno e no verão.

Foto por iStock / jovannig

Foto por iStock / jovannig

Quem ama a natureza pode explorar o interior da Calábria, descobrindo cenários puros, onde enormes cinturões verdes se alternam com lagos azuis e cachoeiras. Por outro lado, aqueles que preferem aproveitar os raios quentes do sol e mergulhar em um mar cristalino podem escolher entre as muitas localidades encantadoras ao longo das longas costas da Calábria.

Foto por iStock / Naeblys

Foto por iStock / Naeblys

Para quem prefere aprender sobre o passado da região, a Calábria, berço da Magna Grécia e terra de assentamentos antigos, está repleta de esplêndidas igrejas, mosteiros, castelos, palácios e cidades onde tradições milenares perduram.

As províncias da Calábria são: Catanzaro (capital regional), Reggio Calabria, Cosenza, Crotone e Vibo Valentia.

O que ver

Os amantes da arte não vão querer perder a oportunidade de ver os famosos Bronzes de Riace, expostos no Museu Nacional de Reggio Calabria. As estátuas são um vestígio importante da Magna Grécia, uma época que moldou a história dessa região significativamente. Essas belas estátuas, representando dois heróis guerreiros, são um exemplo raro da escultura grega clássica.

Foto por iStock / cristian capizzi

Foto por iStock / cristian capizzi

Com seus quase 800 km de costa, a Calábria oferece uma grande variedade de praias lindas; em particular, Capo Vaticano, na província de Vibo Valentia, que é considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo – uma longa faixa de areia fina cercada por árvores antigas e banhada por águas cristalinas.

Uma viagem ao interior da Calábria é uma oportunidade imperdível, com os Parques Nacionais de Sila, Serre, Aspromonte e Pollino, que estão entre os destinos naturais mais interessantes. Os riachos e pedras de Aspromonte, a grande e antiga vida vegetal de Sila e a rica fauna de Serre são apenas algumas das maravilhas naturais oferecidas por esta região.

O que fazer

Quando se fala sobre a Calábria, pensamos no mar e em suas maravilhosas praias para se bronzear e tomar sol. Ainda assim, essas águas claras em seus mil tons também são uma academia natural, onde se pode praticar windsurf, kitesurf ou mergulho, para descobrir um maravilhoso fundo do mar que hospeda corais de cores vivas e até destroços intrigantes da Segunda Guerra Mundial.

Foto por iStock / jovannig

Foto por iStock / jovannig

A região oferece muitas oportunidades de diversão e relaxamento para quem decide passar as férias no interior. Os Parques Nacionais, que cobrem a maior parte do interior da Calábria, são uma emoção para os amantes da natureza. E esportes de inverno certamente não estão fora de questão: escolha entre as muitas estações de esqui, equipadas com pistas artificiais para esquiar o ano todo.

Quem gosta de um bom desafio não deve perder uma experiência de rafting ao longo do rio Lao ou através dos desfiladeiros de Sila. Como alternativa, o rio pode ser percorrido sem a necessidade de um barco de qualquer tipo: basta mergulhar na água, descendo com uma corda nos trechos mais difíceis. Isso é canionismo, e o apoio de guias especializados torna esses esportes fascinantes acessíveis a qualquer pessoa.

Outra possibilidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo é a orientação, um esporte que nasceu nos países escandinavos para testar o senso de direção. Os participantes equipados com um mapa e uma bússola devem alcançar a meta no menor tempo possível. Eles podem escolher independentemente o caminho a seguir, mas devem chegar a paradas intermediárias predefinidas.

E por que não tentar a emoção de voar sobre essas paisagens de tirar o fôlego? Instrutores especializados irão levá-lo através das nuvens (firmemente preso à sela de um parapente) para mostrar a beleza da Calábria de uma perspectiva totalmente diferente.

O que comer

A Calábria é uma terra de emoções fortes e intensas – e isso não é menos verdade quando se trata da cozinha local. Testemunhe a famosa pimenta calabresa (pepperoncino), encontrada na maioria dos pratos típicos da Calábria. De pão torrado com salsicha ou sardinha n’duja – chamado de “caviar dos pobres” – a salsichas de porco, de molhos e massas a pratos de peixe.

Foto por iStock / mediagfx

Foto por iStock / mediagfx

O forte sabor da pimenta contrasta com o sabor doce da cebola Tropea, protegida pela marca de qualidade IGP. A cebola é usada para temperar pratos, bem como para fins curativos.

Entre as iguarias da Calábria e seus pratos típicos estão: azeite extra-virgem, vinhos, licores de bergamota, alcaçuz, cidra e ervas, mel, compotas e tipos especiais de massas caseiras (strangugghj, fileja, maccaruni) que ainda são feitos hoje usando os métodos antigos. E se você visitar a região durante o Natal, poderá provar uma variedade de outras guloseimas da época.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / leonori

Comentários