logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra os Patrimônios Mundiais da República Tcheca | Qual Viagem Logo

Český Krumlov

Descubra os Patrimônios Mundiais da República Tcheca

8 de setembro de 2016

A República Tcheca é única pela quantidade de Patrimônios Mundiais da UNESCO que podem ser vistos durante passeios curtos e que oferecem um breve resumo da história europeia desde o período românico até o século XX. Entre os mais conhecidos e visitados estão os centros históricos de quatro cidades: Praga, Český Krumlov, Kutná Hora e Telč.

Area Lesser Town of Prague, near the church Saint Vitus, Ventseslaus and Adalbert. Czech Republic.Area Lesser Town of Prague, near the church Saint Vitus, Ventseslaus and Adalbert. Czech Republic.

Foto por iStock / VitalyEdush

Elas oferecem passeios charmosos através de todos os estilos arquitetônicos da Europa Central. Na capital tcheca, são imperdíveis o Castelo de Praga com a Catedral de São Vito, a Cidade Velha com sua praça, a antiga Cidade Judia com várias sinagogas e os exclusivos monumentos barrocos representados pelo Templo de São Nicolau no Bairro Pequeno.

As ruas estreitas e sinuosas e os cantos românticos de Český Krumlov também são inesquecíveis, com o castelo que esconde um raro teatro barroco. Kutná Hora atrai os turistas tanto por seu centro histórico com a gótica Igreja de Santa Bárbara, como pela Catedral de Santa Maria no bairro Sedlec. E finalmente uma joia renascentista entre as cidades tchecas, Telč tem construções medievais completamente preservadas, com fortificação, castelo e praça rodeados por casas pitorescas com fachadas barrocas. É como estar em um conto de fadas.

zelena-hora-e-o-edificio-de-cinco-pontas-foto-jaroslav-mares

Foto por Jaroslav Mares

A quase 100 km ao sudeste de Kutná Hora se encontra a cidade de Žďár nad Sázavou, sobre a qual se ergue o santuário de peregrinação Igreja de São João Nepomuceno. Esta foi construída ao pedido do abade do mosteiro cisterciense no início do século XVIII pelo arquiteto Jan Blažej Santini no estilo original barroco com traços góticos. Assim como em outras construções de Santini, aqui tudo gira em torno de simbolismo – a planta baixa em forma de estrela de cinco pontas, cinco saídas, cinco estrelas e cinco anjos no altar principal.

No sul da Morávia está o Complexo de Lednice-Valtice, que é considerado a mais extensa área de paisagem artificial na Europa. A arquitetura barroca e neogótica dos dois castelos combina com várias outras estruturas no estilo romântico e florestas e parques extensos projetados de acordo com os princípios do paisagismo inglês. Quem gosta de casas rurais, deve conhecer Holašovice, uma vila tradicional com dezenas de casas dos séculos XVIII e XIX no estilo original do Barroco Rural do sul da Boêmia.

Czech Republic - UNESCO village Holasovice in South Bohemia

Foto por iStock / Miroslav Beneda

O conjunto de monumentos em Třebíč inclui a igreja românico-gótica Basílica de São Procópio e o bairro judeu Zámostí, que é, depois de Jerusalém, o único bem judeu inscrito separadamente na lista da UNESCO. Ambos os bens demonstram a longa e pacífica coexistência de duas culturas na pequena cidade na Morávia. O bairro judeu encanta pelo ambiente místico das ruas estreitas e sinuosas, cantos escuros e arcadas. Ali foram preservados mais de cem prédios, incluindo duas sinagogas e a antiga prefeitura. Para a visita convidam também alguns museus e galerias de arte e o cemitério judeu, um dos mais bem cuidados na República Tcheca.

Kromeriz, Czech Republic - August 15, 2012: Flower garden of Castle in Kromeriz, Czech Republic. Seen from top of the colonnade. UNESCO World Heritage Site.

Foto por iStock / graphia76

Outros Patrimônios Mundiais são o castelo renascentista em Litomyšl com uma exclusiva decoração em esgrafito nas fachadas, e o Palácio do Arcebispo com jardins em Kroměříž. O jardim Podzámecká zahrada é uma continuação do complexo do castelo; um pouco de lado se encontra o exclusivo jardim renascentista Květná zahrada com labirintos, pavilhões, lagos, chafarizes, uma estufa, colunata e as infinitas paredes verdes de árvores e arbustos rigorosamente cortados. Outro monumento da UNESCO é a barroca Coluna da Santíssima Trinidade no centro de Olomouc. Sua coluna de trinta e cinco metros de altura representa o maior conjunto de esculturas barrocas em uma estrutura na Europa Central.

Excepcional é também a mansão Tugendhat em Brno, o único monumento moderno na República Tcheca inscrito na lista da UNESCO. Foi construída entre 1929 e 1930 para os Tugendhat. A mansão Tugendhat costuma ser colocada entre as quatro mansões no mundo que influenciaram significativamente a arquitetura moderna.

Mais informações em: czechtourism.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / PocholoCalapre

Comentários