Ícone do site Qual Viagem

Descubra o sítio arqueológico de Chan Chan, no Peru

Adobe walls of Chan Chan, outside of Trujillo, Peru.

A apenas 10 minutos do centro de Trujillo, na costa do Peru, está um dos sítios arqueológicos mais interessantes do mundo. Trata-se de Chan Chan, a maior cidade de barro do continente, preservada desde a época pré-colombiana. Estima-se que o local, que se estende por uma área ampla próxima ao oceano, já abrigou 100 mil pessoas entre os séculos IX e XV.

Foto por iStock / nok6716

Capital do antigo e poderoso reino Chimú, civilização essa que foi depois conquistada pelos incas, Chan Chan é formada por dez cidadelas de formatos quadriculares, com pirâmides e cercadas por muros. Suas paredes são todas decoradas em alto relevo com figuras de animais e padrões geométricos. Além dos templos religiosos, há ainda canais, cemitérios e vestígios de casas mais simples destinadas ao povo.

Foto por iStock / DC_Colombia

As ruínas dessas pequenas cidades planejadas demonstram que a civilização de Chan Chan atingiu um alto nível de desenvolvimento, com política e camadas sociais. Desde 1986, o sítio arqueológico é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Com as consequências do El Niño e com o material das construções suscetível a erosões com o tempo, Chan Chan também está na lista de patrimônios em perigo.

Foto por iStock / Jeremy Richards

Apesar de estar ao lado do Pacífico, a região é seca, além de quente e ensolarada. Na língua nativa, o nome do local significa “sol-sol”. Em seu auge, Chan Chan chegou a atingir uma área de 20 mil km². Quem se interessar pela história do local, pode visitar o Museu do Sítio Chan Chan, logo ao lado das ruínas. Há também tours guiados que saem de Trujillo.

Mais informações em: peru.travel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / David Rock

Comentários

Sair da versão mobile