logo

Telefone: (11) 3024-9500

Da arte à gastronomia: descubra o lado cosmopolita de Manchester | Qual Viagem Logo

Da arte à gastronomia: descubra o lado cosmopolita de Manchester

29 de março de 2022

Localizada no noroeste da Inglaterra, Manchester é conhecida mundialmente por ser o lar de dois dos mais tradicionais clubes do futebol inglês. Mas a cidade vai muito além da rivalidade entre City e United. Manchester tem uma rica herança industrial e avançou para os tempos modernos antes de qualquer outro lugar. Hoje, como uma das maiores cidades do Reino Unido, é cheia de personalidade e repleta de atrações culturais, restaurantes, bares e lojas.

Para conhecer a vibrante e cosmopolita Manchester atual, embarque em sua mistura eclética de passeios e experiências, em uma viagem que vai te mostrar um lado diferente dessa cidade.

Bairros descolados

Northern Quarter. Foto por Marketing Manchester

O Northern Quarter é o bairro hipster e boêmio de Manchester, junto ao centro da cidade. Cheio de empreendedores criativos, é o endereço de uma infinidade de boutiques, restaurantes, cafés, bares e murais grafitados. Destaque para o Afflecks Palace, uma galeria de quatro andares que reúne todo o tipo de lojas independentes, de roupas vintage e bijuterias a LPs e colecionáveis – só pela ambientação descolada já vale a visita.

Northern Quarter. Foto por Marketing Manchester

Outro empreendimento que apoia a produção de designers e artistas locais é o Manchester Craft & Design Centre, instalado em um prédio de arquitetura vitoriana. No Northern Quarter é fácil de encontrar várias lojas interessantes, que oferecem de um bom café a itens que você não vai encontrar em nenhum outro lugar.

Canal Street. Foto por ©VisitBritain/Ben Selway

Não muito longe dali está Canal Street. Também conhecido como Gay Village, essa área prova que Manchester é um dos melhores destinos gay-friendly do mundo. Ao longo da Canal Street, uma rua só para pedestres junto ao canal Rochdale, e outras vias adjacentes, há uma série de bares, baladas e restaurantes muito procurados por membros e apoiadores da comunidade LGBTQIA+. Todos os anos, multidões lotam a Canal Street durante o Manchester Pride Festival.

Tours diferenciados

Northern Quarter. Foto por Marketing Manchester

Estes não são os típicos tours de um destino turístico – idealizados por Hayley Flynn, uma guia independente, os tours Skyliner dão visibilidade a um lado alternativo de Manchester. Hayley define seus roteiros a pé como “anti-tours”, pois trazem uma perspectiva inesperada a vários cantos da cidade, com histórias pouco contadas. Os tours pelo Northern Quarter são perfeitos para os fãs da arte urbana e para mentes curiosas que querem aprender sobre a história recente da área e ver a cidade com olhos críticos.

Para quem quer conhecer Manchester em um dos tours mais divertidos da cidade, vale participar do The Manchester Pub Walkabout (disponível para reservas na plataforma Eventbrite). O roteiro passa pelos pubs mais clássicos da cidade, em uma viagem por séculos de história e bebidas. Afinal de contas, os pubs são uma verdadeira instituição britânica. Ao final do passeio, o grupo participa de um quiz baseado nos comentários feitos pelo guia.

Scranchester Tours. Foto por ©VisitBritain

Já os Scranchester Tours apresentam a cidade através de outro tema: a comida. O nome vem do termo “scran”, muito usado nesta região da Inglaterra para se referir à comida em geral. O passeio conta com vários pontos de parada, combinando os melhores lugares para comer em Manchester com a história e as curiosidades da própria cidade, em uma aventura gastronômica e cultural.

Gastronomia e hospedagem

Mackie Mayor. Foto por Claire Harrison Photography

A poucos passos do Northern Quarter está um dos locais favoritos dos moradores de Manchester quando o assunto é gastronomia. O Mackie Mayor é uma praça de alimentação cosmopolita e um destino certo para qualquer refeição do dia. Está instalado no antigo Smithfield Market, em um belo prédio restaurado que data de 1858. O local reúne restaurantes de culinárias variadas, de pizza a comida chinesa, além de opções veganas e vegetarianas, bares e cafés.

Escape to Freight Island. Foto por Adam Pester/Escape to Freight Island

Instalado em um antigo depósito de cargas abandonado, Escape to Freight Island é outro destino gastronômico imperdível em Manchester. Reinventado como um local moderno e animado, hoje guarda restaurantes de culinária internacional, bares de vinhos e coquetéis e cervejarias. Há ainda música ao vivo com bandas e DJs, entre outros espetáculos. É um espaço amplo e descontraído, com algumas áreas abertas.

Hotel Football. Foto por Hotel Football

Bem em frente ao Old Trafford, estádio do Manchester United, há um hotel perfeito para os aficionados por futebol. O Hotel Football é um empreendimento dos ex-jogadores do United Gary Neville e Ryan Giggs, junto com alguns de seus antigos companheiros de time. Da decoração dos quartos ao restaurante, o futebol é o tema predominante. No Cafe Football, o menu também é inspirado no esporte, com comidas típicas de um dia de jogo, como hambúrgueres, pizzas, snacks e cervejas.

Hotel Football. Foto por Hotel Football

Para completar sua experiência em Manchester em alto estilo, que tal se hospedar em um barco ancorado em um dos canais da cidade? Esse tipo de hospedagem pode parecer inusitado à primeira vista, mas é a cara de Manchester. Há várias opções para reservar via Airbnb ou outras plataformas, e os barcos são confortáveis e oferecem uma estrutura completa. Por exemplo, o Vätten Hüs, em Castlefield Locks, é uma casa de luxo flutuante e ricamente decorada. Tem 21 metros de comprimento, capacidade para até seis pessoas, dois quartos king-size, banheiro, cozinha, sala e um deck ao ar livre.

Mais informações em: visitbritain.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Marketing Manchester

Comentários