logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cachoeira é atração na Cidade de Québec, no Canadá | Qual Viagem Logo

img_6596

Cachoeira é atração na Cidade de Québec, no Canadá

25 de outubro de 2017

Muitos turistas que passeiam pelas ruas estreitas e charmosas de Québec, considerada a cidade mais europeia da América do Norte, mal sabem que nesse mesmo destino se encontra uma linda cachoeira que é 30 metros mais alta do que as famosas Cataratas do Niágara. O Parc de la Chute-Montmorency (francês para “Parque da Cachoeira Montmoreny”) fica a menos de 15 km da Vieux-Québec, centro histórico da cidade.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Com 83 metros de altura, a cachoeira está em um precipício rochoso que se abre em frente ao Rio São Lourenço (Saint-Laurent), sendo visível a partir de outras cidades. Ao lado da queda d’água principal, há algumas cachoeiras menores, cuja vazão varia ao longo do ano.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

O local foi nomeado em 1613 por Samuel de Champlain, o fundador da Cidade de Québec, em homenagem ao Duque de Montmorency, Vice-Rei da região na época. No século XVIII, a cachoeira foi até mesmo palco de uma batalha entre ingleses e franceses. O parque atual só foi estabelecido muito tempo depois, na década de 1990.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Para ver a Montmorency mais de perto, há várias maneiras. Você pode subir até o topo de teleférico, cujo percurso já oferece ótimas vistas da cachoeira. É um trajeto curto de cerca de 500 metros e é pago (em torno de 12 dólares canadenses para ida e volta). Já o parque não cobra pela entrada.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Quem estiver disposto pode optar pela maneira gratuita de subir até o topo: através de uma escadaria de 487 degraus. É cansativo, mas vale fazer várias paradas para tirar fotos. Esse caminho fica bem mais próximo da cachoeira, tanto que você pode acabar se molhando um pouco com a névoa. A parte superior do parque também é acessível de carro.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

No topo da Montmorency, há um ótimo deque de observação e uma ponte suspensa sobre a cachoeira. É até difícil saber qual o ângulo mais bonito. Os aventureiros têm à disposição duas atividades cheias de adrenalina. Uma é a tirolesa de 300 metros de comprimento, que passa por cima da cachoeira. Duas pessoas podem ir simultaneamente, uma ao lado da outra, e o preço é de 25 dólares canadenses por adulto. Há também a via ferrata, um percurso de escalada em que há apoios instalados na rocha para os pés e as mãos (a partir de 29,50 dólares canadenses).

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

O Parc de la Chute-Montmorency conta ainda com um restaurante na bela Mansão Montmorency, trilhas para bicicleta, caminhos bem arborizados perfeitos para um passeio a pé, parquinhos para as crianças e mesas para piquenique.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Mais informações em: sepaq.com

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Destination Canada para participar do evento GoMedia Canada, em parceria com Québec City Tourism e QuébecOriginal, e com a proteção do seguro-viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários