logo

Telefone: (11) 3024-9500

Bordeaux, casamento eno-gastronômico | Qual Viagem Logo

La Grande Maison

Bordeaux, casamento eno-gastronômico

2 de agosto de 2016

Bordeaux é a cidade gastronômica por excelência, onde encontramos os melhores vinhos franceses e onde o melhor chef do mundo acabou de se instalar. Que casamento eno-gastronômico perfeito!

Além da arquitetura e história do local, esse destino vale a pena tanto pelos vinhedos quando pelo chef Pierre Gagnaire. Entre uma degustação e outra, um passeio por Saint Emilion, uma visita ao forte de Blaye ou à Cité du Vin, uma paradinha no La Grande Maison é obrigatória para os amantes da boa mesa.

Instalado numa mansão em frente ao Instituto Cultural Bernard Magrez, com uma decoração esplendida: cortinas de veludo, tapetes, paredes forradas com seda natural, lustres Baccarat, o restaurante oferece um menu gastronômico e uma carta de vinho sumptuosa 160 crus bordolais!

Pierre Gagnaire

O melhor chef do mundo de 2015 tem a missão de seduzir a cidade dos Girodins (Bordeaux) e melhorar as finanças do restaurante La Grande Maison. Pierre Gagnaire substitui Joël Robuchon que não conseguiu o tão desejado terceiro macaron do Guia Michelin.

O estabelecimento acabou de fazer uma parceria com Pierre Gagnaire, responsável pelo novo cardápio que tem a missão de conquistar uma terceira estrela. 2015 foi marcado por um contexto difícil com uma desaceleração do turismo devido aos ataques terroristas, além das acusações de violência na cozinha, feitas na época do antigo chef Joël Robuchon, por um ex-comin.

Nova proposta gastronômica
O La Grande Maison, duas estrelas do Michelin e afilado à rede de hotelaria Relais & Château, pretende adaptar o seu menu aos sabores da região do Sudoeste francês, mas também à realidade econômica da cidade. Os preços baixaram em relação ao menu proposto por Joël Robuchon, passando de 65 -135 € a 135-140 €, mas a excelência se vê presente nos pratos idealizados por Pierre Gagnaire.

No cardápio de verão batizado “Le debuta de l’historie”, “O início da história”, em português, viajamos numa mistura de sabores da região e do mundo, como o Gnocchi com xarope de cebola doce e curry verde, repolho, rabanete vermelho e amoras. Ou ainda a sobremesa de maçã verde com damasco e shimeji (cogumelo japonês).

Deu água na boca?  Saiba mais sobre o restaurante La Grande Maison e o chef  Pierre Gagnaire no Degustar o Mundo.

Para não perder nenhuma novidade, siga-nos nas redes sociais!
Facebook: Degustar o Mundo
Instagram: @blog_degustaromundo
Twitter: @degustaromundo

Copyright fotos: Pierre Gagnaire / Degustar o Mundo

Raice Cabral-Lesellier

Raice Cabral-Lesellier

Jornalista, empresária e caçadora de tendências em Degustar o Mundo
Franco-brasileira, Raice adora viajar, comer e beber bem. Uma gourmande de carteirinha! Nasceu em Natal, morou em Brasília, Luanda (Angola), Pointe Noire (Congo) e Cidade do Cabo (Africa do Sul), mas é Paris a sua cidade luz, onde fixou residência desde 2005.  

Caçadora de tendências de viagens e gastronomia nata. A cada vez que ela faz as malas, procura fazer novas descobertas que passam pelas culturas locais e sobretudo pela cozinha específica a cada país visitado. O seu pecado capital está nos prazeres da mesa, sejam eles num prato caseiro ou de um chef estrelado, na condição que seja em boa companhia!

Apaixonada por literatura, fotografia e cinema, nas suas horas vagas, quando não está num aeroporto ou estação de trem, ela flana nos cafés, museus, galerias pelo mundo afora e escreve para o Degustar o Mundo.

Raice Cabral-Lesellier é graduada em jornalismo e cinema, mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Sorbonne (CELSA) e autora do livro Presse sur le Divan (edições Publibook-Paris). Também colabora com o jornalista Gilberto Amaral, no Jornal de Brasília.
Raice Cabral-Lesellier

Últimos posts por Raice Cabral-Lesellier (exibir todos)

Comentários