Ícone do site Qual Viagem

Aracati: belas praias e patrimônio histórico intocado

Foto por Jade Queiroz - MTUR

Localizada a cerca de 150 quilômetros de Fortaleza, Aracati é um destino tranquilo no Nordeste para quem quer curtir o litoral cearense. A cidade colonial é o principal município da região cercada pelo Rio Jaguaribe.

Desde os anos 2000, Aracati foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional, devido aos seus edifícios históricos que foram construídos em meados do século XVIII. Entre os principais monumentos estão a Igreja Nossa Senhora dos Rosários Brancos, a Igreja dos Prazeres – datada construção em 1854 -, a Biblioteca Municipal, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim – onde é celebrado anualmente a festa em homenagem ao santo -, e a Casa da Câmara e a Rua Grande, onde estão as famosas casinhas coloridas.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

A Rua Dragão do Mar, apelidada carinhosamente de Broadway de Canoa Quebrada, é point dos barzinhos e restaurantes, onde a vida noturna da região acontece. A rua ainda guarda um simbolismo muito forte, seu nome provém do apelido de Chico da Matilde, um dos personagens mais importantes na luta contra a abolição da escravatura.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

O litoral de Aracati conta com uma das praias mais famosas do Ceará, a Canoa Quebrada, uma vila antiga de pescadores que é um verdadeiro paraíso. As dunas e falésias vermelhas compõem o visual natural e para ficar ainda melhor, a água morna do mar azul ajuda a completar o cenário.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

Majorlândia é outra encantadora vila de pescadores, localizada a cerca de 12 quilômetros de distância. É dali que saem as famosas garrafinhas de areia colorida, criadas pelos artesãos locais. Eles também são os responsáveis por criar as esculturas gigantes esculpidas falésias das praias.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

Quixaba completa o trio de atrações mais famosas de Aracati. Entre todas, essa é a praia mais tranquila da região, com ótima infraestrutura para receber seus visitantes.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

 

Durante a Semana Santa, o bairro se transforma em um teatro ao ar livre, onde ocorrem diversa encenações sobre a Paixão de Cristo.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada por Jade Queiroz – MTUR

Comentários

Sair da versão mobile