logo

Telefone: (11) 3024-9500

Além da aventura, gastronomia também é atração em Brotas | Qual Viagem Logo

combo-bu

Além da aventura, gastronomia também é atração em Brotas

2 de agosto de 2018

Brotas, a 250 km de São Paulo, é nacionalmente conhecida como a capital da aventura e do ecoturismo e reserva ao visitante inúmeras opções de lazer e um verdadeiro refúgio de descanso.

Mas nem só de belezas naturais e esportes radicais vive Brotas. Para valorizar ainda mais a cultura local, rica em tradições e costumes, a cidade juntou mãos e paladares apurados e criou, através da ABROTUR (Associação de Empresas de Turismo de Brotas e Região), o Brotas Gourmet, evento realizado anualmente no mês de agosto e que, graças ao sucesso alcançado, já chega à sua 7ª edição em 2018. O evento também tem como patrocinadores o Sindicato Rural de Brotas Faesp/Senar –SP, Casa Valente, Elo, Senac, Brasil Solutions e EPTV, além de apoio da Prefeitura Municipal de Brotas.

Neste ano, foi escolhido o tema “Sabor Emoção” como forma de celebrar a vocação da cidade em proporcionar através da gastronomia a mesma emoção experimentada em suas diversas atividades na natureza. Entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro, a cidade oferecerá ao visitante uma grande festa, recheada de shows, exposições de arte e artesanato, degustação de bebidas e muito mais.

A programação começa no Sindicato Rural, onde estarão reunidos todos os restaurantes participantes. Numa segunda etapa, que vai de 19 de agosto a 15 de setembro, o festival continua nos restaurantes participantes, com os pratos servidos nos mesmos tamanhos e com preços diferenciados estabelecidos especialmente para o evento.

Receitas de destaque

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

O panitio de mignon à moda da Andrelina, prato criado especialmente para o evento pelo Hotel Fazenda Areia que Canta, é uma das delícias oferecidas. São dois espetos com cubos de filé mignon e pimentões empanados em farinha de rosca e parmesão e acompanhados de tomatinhos confitados.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Outra criação que promete agradar é o pernil baladeiro, invenção do Viva Brotas Ecoparque. Marinado em cerveja Brotas Beer, é servido com arroz de macadâmia e geleia de cachaça. Oferendo uma releitura da tradicional receita lusitana, o bacalhau do Brotas Bar leva o peixe desfiado, ovos mexidos e rodelas de cebola e batatas. Acompanha arroz com ervas e batata palha.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Para os amantes de carnes exóticas, vale pedir a criação do Restaurante Fatto di Bufala. Chamado de ComboBu (foto destaque), leva filé de carne de búfalo, muçarela de búfala gratinada acompanhada de saladinha de rúcula, tomates e muçarela fresca. O restaurante é único nessa especialidade de carne e possui uma fazenda de criação do animal.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Para completar o banquete, a deliciosa mini horta: um mousse de leite com creme de leite fresco servido com uvas, castanhas e farofa maltada crocante. Servido num simpático vasinho de cerâmica, essa agradabilíssima sobremesa-surpresa oferecida pelo BrotasZen encantará  os mais exigentes paladares.

Programação musical

A programação musical tem duas apresentações diárias, sempre às 18h e às 21h. Na abertura, no dia 15, tem funk americano e soul com Funk You e show com o grupo Batuque do Bem com Swing e Carnaval. No dia 16, quinta-feira, a apresentação é do grupo Projeto Mente Livre com clima de luau e de Monallizza, que faz um tributo a Tim Maia.

Dia 17, sexta-feira, é a vez de Johnny Voxx com country e rock ‘n’ roll e da Banda New Girls com pop rock e dance. Para finalizar, no sábado (18), apresentação de tecido acrobático com Espaço Laluli e o show fica a cargo da Banda Zaíra com seu forró.

Completando as atividades, há workshops diários: pizzas, café com queijo e bebidas de inverno são as opções disponíveis. São programadas sempre para às 18h30 com vagas limitadas. Consultas e inscrições pelo telefone (14) 3653-8667 ou (14) 2104-6400. Mais informações sobre o Brotas Gourmet em: brotasgourmet.com.br

Atrações de Brotas

Com cerca de 40 mil habitantes, Brotas mantém um clima de cidade interiorana. Os muitos pés de café que faziam a riqueza da região no século passado foram substituídos por plantações de eucalipto, pomares de laranjas e rebanhos de gado espalhados pela paisagem. A cidade é banhada por vários rios e cachoeiras, todos incrivelmente limpos. São mais de 50 cachoeiras e cenários bucólicos encontrados por toda a parte!

Para conhecer a região e seus encantos, não é necessário ser atleta. Muitas trilhas oferecem corrimões, calçamento e sinalização, atendendo às expectativas de acesso a qualquer idade e condição física. O Sítio Recanto das Cachoeiras é uma dessas excelentes opções. Encravado num Parque Natural, oferece quatro mirantes, duas trilhas calçadas, piscinas naturais e duas cachoeiras para banho.

Um enorme e panorâmico restaurante e uma lanchonete, além de inúmeras alternativas de esportes de aventura, compõem esse que é um dos mais visitados eco espaços de Brotas. Vale também registrar a acessibilidade para cadeirantes e pessoas com restrição de mobilidade às principais atrações do parque, inclusive às cachoeiras. Outras opções como rafting, bungee jump e rapel também estão disponíveis com toda a estrutura e a segurança aos aventureiros. Mais informações em: recantodascachoeirasbrotas.com.br

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Brotas tem em suas nascentes uma atração à parte e ponto turístico imperdível: é a nascente Areia que Canta. Está localizada dentro do Hotel Fazenda Areia que Canta, que possui uma área de 300 hectares (sendo mais de 100 mil m² dedicados especialmente ao hotel) e oferece muito verde, flores, pássaros, rios e a tranquilidade da vida no campo.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

A água que brota nesse lugar mágico forma uma piscina natural de 10 metros de diâmetro e sua cor límpida revela um fundo de areia branquíssima e fina, de quartzo puro. Quando entra em atrito ao ser esfregada com as mãos, a areia produz um som parecido com uma cuíca – daí o nome “Areia que Canta”.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Destino turístico completo, o hotel oferece vários circuitos de ecoturismo, como o Circuito das Frutas e Relaxamento, Circuito Fazendinha e Circuito de Bicicleta, dentre outros, com agendamento prévio. Possui completa estrutura de fazenda com criação de animais e plantações e, nessa proposta de integração, promove atividades como ordenhas, colheita de frutas, horta orgânica, passeios de charrete e pesca.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Nesse espaço privilegiado, estão distribuídos 50 apartamentos equipados com TV, frigobar, ar-condicionado e varanda com rede, sendo alguns com vista para o bosque, o lago e o pôr do sol. Há ainda as opções de apartamentos com mezanino e hidromassagem. Mais informações em: areiaquecanta.com.br

Texto por: Sylvia Falceti

Foto destaque por: Carlos Henrique Pacheco

Comentários