Ícone do site Qual Viagem

5 restaurantes para saborear o melhor da culinária típica de Alagoas

2014

Nem só de praia, sol e calor vive o turismo em Alagoas. O estado, aliás, muito famoso pelas suas praias de tirar o fôlego e cenários de rara beleza natural, vem se destacando nacionalmente por conta da sua nova safra de chefs de cozinha, que alçaram a gastronomia local a atrativo turístico e transformaram a experiência dos turistas.

Quem for ao destino, por tanto, pode conferir de perto os sabores de Alagoas neste 5 restaurantes locais. Confira as dicas:

Restaurante Varandas do Mar
Anexo à Pousada Casa Caiada, em Maceió, o restaurante Varandas do Mar leva a nomenclatura ao pé da letra ao oferecer uma vista incrível para a vasta imensidão azul turquesa do mar de Pratagy. O empreendimento, a propósito, se destaca por servir deliciosos pratos da culinária contemporânea nordestina, como moqueca de frutos do mar, carne de sol, lagosta grelhada e tantas outras receitas típicas da região que aliam um toque caseiro no preparo uma apresentação impecável.

Endereço: Rodovia AL 101 Norte, Km 10, nº 20 – Pescaria, Maceió – AL

Aratu
Restaurante da moda em Alagoas, o Aratu, do Chef Paulo Quintella, ex Masterchef Profissionais, edição 2018, surge como opção para os turistas interessados em uma boa experiência gastronômica. O empreendimento está situado em Marechal Deodoro, pertinho de Maceió, cerca de 25 minutinhos de carro e oferece pratos com ingredientes da região usados de diferentes formas e maneiras pelo Chef. Vale ressaltar a apresentação do menu, que é inspirado em literatura de cordel. No local, experimente a saladinha de siri, com banana da terra, maionese de coral e picles de cebola roxa.

Endereço: Avenida Divina Pastora, LOT 76-134 | Massagueira, Marechal Deodoro – AL

Restaurante Sur
Na capital, outro restaurante vem roubando a cena. Trata-se do Restaurante Sur, comandado pelos chefs Felipe Lancet e Sérgio Jucá. Ali, os ingredientes regionais ganham novas apresentações em receitas contemporâneas. Caso do Sir, que virou recheio de coxinha e o queijo de coalho, que se transformou num carpaccio com molho pesto, castanha de caju e folhas de hortelã.

Endereço: R. Paulina Maria de Mendonça, 759, Maceió

Bodega do Sertão

Outra opção bem interessante é o restaurante Bodega do Sertão, em Maceió, que impressiona tanto pelo sabor dos seus pratos quanto pela arquitetura. O estabelecimento apresenta um ambiente rústico e uma decoração tipicamente nordestina. Logo na entrada, um gigantesco bule chama a atenção dos clientes, que ao entrar “no bule”, se deparam com o artesanato, os doces e a variedade de cachaças ali dispostas. Para comer, opções é o que não faltam no bufê da Bodega. Uma saída para provar de tudo um pouco. Do sarapel a tradicional tapioca da paixão!

Endereço: Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62 Jatiúca, Maceió – AL

Casa de Mãinha
Sem o glamour de uma vista para o mar de Pratagy ou a presença de um chef famoso, o restaurante Casa de Mãinha, também em Maceió, pode ser uma sugestão interessante para quem deseja comer em um ambiente familiar, aconchegante e com uma grande variedade de alimentos e bebidas. No bufê, saladas, carnes, guarnições e sobremesas a perder de vista.

Endereço: Rua Engenheiro Demócrito Sarmento Barroca, 80 – Maceió – Alagoas

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile