Ícone do site Qual Viagem

10 dicas para aproveitar o verão em Berlim

Beautiful view of Museumsinsel (Museum Island) with famous TV tower and excursion boat on Spree river in beautiful evening light at sunset, Berlin, Germany

Considerada uma das cidades mais cosmopolitas de toda a Europa, Berlim, capital da Alemanha, é praticamente um museu a céu aberto. Lá, o turista respira história a cada esquina que passa. E umas das melhores temporadas para conhecer a região é agora em pleno verão berlinense. O Peixe Urbano selecionou algumas sugestões incríveis sobre a cidade para você. Confira:

East Side Galery

Foto via iStock/ Nellmac

A galeria ao ar livre conta com o que restou do histórico Muro de Berlim, que durante a Guerra Fria – dividia a cidade em duas partes: a Ocidental, capitalista, e a Oriental, socialista. Com a queda do muro, em 1990, artistas de todo o mundo deixaram suas mensagens de esperança e paz por lá.

Portão de Brandemburgo

Foto via iStock/ TomasSereda

Hoje, símbolo da reunificação e um dos monumentos mais conhecidos da Alemanha, o Portão de Brandemburgo marcou a divisão entre o Leste e o Oeste de Berlim, durante a guerra. O portal foi construído entre 1789 e 1791, pelo arquiteto Carl Langhans, e fica na Praça Pariser Platz, na charmosa Avenida Unter den Linden.

Palácio do Reichstag

Foto via iStock/
bluejayphoto

O palácio, que abriga o parlamento alemão, foi erguido em 1884 pelo arquiteto Paul Wallot. Bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, o espaço foi restaurado entre 1961 e 1964. O imponente prédio tem opção de tour gratuito à sua cúpula. O agendamento pode ser feito pelo site do palácio.

Berliner Fernsehturm

Foto via iStock/ matthewleesdixon

A famosa torre de TV, com 203 metros de altura, fica na Praça Alexanderplatz, no Centro de Berlim. O monumento conta com uma vista panorâmica para a cidade, além de um bar e restaurante com atrações diárias.

Gedächtniskirche

Foto via iStock/ philipp_eder

A Igreja Memorial Imperador Guilherme (Gedächtniskirche) é uma das atrações mais famosas da cidade. A construção neo-romana foi erguida entre 1891 e 1895, em homenagem ao Rei Guilherme I, da Alemanha. Destruída após bombardeios, a torre do local virou um símbolo da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial.

Checkpoint Charlie

Foto via iStock/ movingmoods

O Checkpoint Charlie era um posto militar ocupado por americanos na fronteira entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental, durante a Guerra Fria. Atualmente, há uma réplica da cabine na Rua Friedrichstrasse. Na mesma rua foi fundado por ativistas o Museu Checkpoint Charlie, que conta com exibições sobre o Muro de Berlim e os movimentos de direitos humanos.

Holocaust-Mahnmal

Foto via iStock/ von Davier Fotografie

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa, também conhecido pelo Memorial do Holocausto, é dedicados aos milhões de mortos durante a Segunda Guerra. Localizado entre a Potsdamerplatz e o Portal de Brademburgo, o monumento conta com 2.711 blocos de concreto cinza escuro e um anexo subterrâneo, onde estão os nomes das vítima do Holocausto.

DDR Museum

Foto via iStock/ gameover2012

O museu retrata a história de como era o dia a dia dos alemães na época da Deutsche Demokratische Republik (DDR), o lado oriental e comunista da Alemanha. Os visitantes podem conhecer os costumes, os objetos utilizados, além da forte influência cultural que a Rússia exercia no país. No local também é possível entrar no Trabant, famoso carro da época, e “dar uma volta” pelas ruas da região, através de um telão interativo.

Biergartens

Foto via iStock/ Cineberg

São os lugares mais frequentados durante o verão de Berlim. Trata-se de áreas externas espalhadas por toda cidade. Nelas, é possível degustar maravilhosas cervejas alemãs, acompanhadas dos famosos salsichões, conhecidos como bratwurst.

Culinária local

Foto via iStock/ tolgaildun

De fast food a restaurantes com cozinha internacional, a culinária de Berlim é bem diversificada. Porém, a gastronomia árabe se destaca nas ruas da cidade. Entre as delícias mais encontradas estão o döner kebab (carne assada num espeto vertical e fatiada antes de ser servida); e o falafel (salgadinho frito de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho).

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ bluejayphoto

Comentários

Sair da versão mobile