Ícone do site Qual Viagem

67 quilômetros de natureza preservada no litoral do Piauí

Ainda pouco conhecido nos grandes centros emissores de turismo do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo , Brasília e Belo Horizonte, o município de Cajueiro da Praia, no Piauí, é um dos 14 destinos que integram a Rota das Emoções. Sua faixa litorânea impulsiona o turismo, com praias paradisíacas como Barra Grande, Sardim e Itaim. O litoral piauiense é o menor do Brasil, tem apenas 67 km de extensão, mas reserva aos seus visitantes experiências incríveis.

Na praia de Barra Grande, por exemplo, os ventos fortes favorecem as práticas esportivas e contribuem para elevar o fluxo tanto de esportistas quanto de turistas que buscam tranquilidade na vila de pescadores. Boas pousadas e cenários paradisíacos esperam por turistas de todo o Brasil, que vão desde pequenos chalés  aos quartos para casal. Em boa parte dos estabelecimentos os hospedes podem desfrutar da linda vista para o mar. Os preços das diárias variam entre R$ 160 a R$ 650 com acomodações que vão desde os quartos mais simples a chalés.

Foto via iStock/ phelder2006

A matéria prima mais utilizada para o artesanato é a palha da carnaúba, que são trabalhadas pelos artesãos locais na confecção de cestos e bolsas. A cabaça e o talo do coco são usados na confecção de luminárias. São atraentes os pratos oferecidos pelos restaurantes locais, como a moqueca de Arraia ou o Ensopado de Sururu, além de peixes, camarões e lagostins frescos. O roteiro para explorar esse belíssimo e ainda pouco explorado litoral, pode começar no povoado de Barra Grande. A praia que leva o mesmo nome é a mais utilizada pelos turistas, por possuir uma área mais vasta e apropriada ao banhista, e a maior estrutura de pousadas restaurante do município. Para amantes do esporte e da natureza, Barra Grande tem opções para quem gosta de vivenciar a cultura e esporte local e sentir-se conectado com a natureza.

Foto via iStock/ phelder2006

Outra interessante opção é realizar o passeio para ver de pertinho o Cavalo-Marinho com a Associação de Condutores de Turismo. Nesse passeio, turistas são conduzidos por uma canoa por cerca de 30 minutos, atravessando manguezais e apreciando a exuberante fauna e flora do litoral , com direito a banho e ao encontro com o hippocamppus, conhecido como o exótico cavalo-marinho. A espécie, que está ameaçada de extinção, encontrou nas águas piauienses um local ideal para se produzir e para também morar.

Foto via iStock/ GOLFX

Outro passeio interessante é o “Fraldão”, em que os visitantes descem o rio fazendo flutuação na água, com a ajuda de um colete salva-vidas. Na localidade, existem condutores credenciados que faz passeios e caminhadas monitoradas, nos igarapés e manguezais do estuário dos rios Camurupim e Cardoso. O passeio termina com um lindo por do sol em Barra Grande.

Foto via Natur Turismo – Sebrae – PI

Outra atração é a praticar o Kitesurf. O esporte é a atração mais forte do destino. É a força motriz do desenvolvimento turístico da região. No litoral do Piauí, existem várias escolas que oferecem curso básico tem carga horária de 10 horas. Em cinco dias, pode-se completar e sair pilotando ao vento. O SUP – Stand Up Paddle é a atração do local para quem curte o esporte.

Foto via Flickr/ MTur – Chico Rasta

Já quem prefere algo mais tranquilo, pode explorar a Praia da Barrinha, um refúgio que concentra belos cenários naturais. Na verdade é uma charmosa aldeia de pescadores  As casas coloridas se misturam à paisagem natural. A praia é uma ótima pedida para fazer aquela caminhada no final da tarde. Outra dica é explorar as selvagens e fantásticas praias do Sardim e Morro Branco. O visitante vai se deparar com cenários cinematográficos. Na vastidão azulada do mar, o branco destaca-se entre as dunas, contracenando com o coqueiral. Em Morro Branco, encontra-se a praia mais tranquila de Cajueiro da Praia. A faixa litorânea é exuberante.

Foto via Natur Turismo – Sebrae – PI

Explorar e vivenciar as belezas dos rios Timonha, Ubatuba e Carpino. Com agendamento e um pouco de sorte, o visitante tem a oportunidade de conhecer a torre de monitoramento do projeto peixe-boi marinho, e até ver o mamífero aquático passando tranquilamente pela foz do rio Timonha. Na trilha do Barbaço é possível ver sítios arqueológicos, visitar sambaquis e conhecer o Centro Peixe-Boi Marinho e o imenso Cajueiro Rei, que disputa com o Cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, o título de maior mundo. É recomendando ainda fazer as trilhas ecológicas nos carnaubais, conhecer os tradicionais currais de pesca e aproveitar o passeio de charrete na beira da praia. Outra dica interessante é a partir de Parnaíba realizar os passeios pela Rota das Emoções.

Foto via Flickr/ MTur -Chico Rasta

A Natur Turismo é a operadora de receptivo credenciada que realiza os passeios tanto no Delta do Parnaíba, como nos Lençóis Maranhenses e também Jericoacoara. A empresa é especializada também nos roteiros turísticos do litoral Piauiense e oferece todas as soluções de pacotes e passeios terrestres no litoral do Ceará e Maranhão.

Confira mais em: www.naturturismo.com.br

Texto por: Claudio Lacerda Oliva

Imagem Destacada via Natur Turismo – Sebrae – PI

Comentários

Sair da versão mobile