Ícone do site Qual Viagem

5 motivos para viajar em família nessas férias

Finger art of friends celebrates Christmas. The concept of a group of people laughing in new year hats. Toned image.

As esperadas férias escolares finalmente chegaram, e como é de costume alguns já se prepararem para deixar a cidade e curtir as férias e festas em família, a escritora Fernanda Braz apresenta cinco motivos para não abrir mãe de viajar com os filhos sempre.

Viajar estreita os laços familiares

Foto por iStock / LuckyBusiness

A vida moderna mudou a dinâmica familiar e muitas mães trabalham fora, mas antes da culpa pela falta de tempo, pense que quantidade não é qualidade. Aproveite a viagem de férias para ficar junto com a família e esquecer trabalho, redes sociais, etc.

Viajar cria memórias inesquecíveis

Foto por iStock / Nadezhda1906

Viajar nos distancia do stress do dia a dia e acaba proporcionando momentos inesquecíveis. Quando a família entra em sintonia, a rotina é leve e as interações muito mais divertidas, registrando na memória momentos maravilhosos em família.

Viajar contribui com o processo de aprendizagem

Foto por iStock / Martinan

Uma boa viagem precisa do equilíbrio entre explorar, descansar e brincar. Quando fizer um roteiro, reserve um tempo para as crianças brincarem. Durante a viagem, chame a atenção dos seus filhos para coisas que possam contribuir com o processo de aprendizagem.

Viajar estimula o exercício da flexibilidade e adaptabilidade

Foto iStock / Paha_L

O mundo está em constante mudança e a capacidade de se adaptar é condição chave para o sucesso. Em vez de quase enlouquecer para criar um ambiente “copy paste” de casa, procure mostrar as características do lugar, estimulando a flexibilidade. Isso significa provar uma comida diferente, ir ao supermercado, andar de transporte público observando a rotina das pessoas. As crianças têm a capacidade de se adaptar e podem te surpreender.

Viajar ensina a respeitar e entender a diversidade

Foto iStock / Rawpixel

O novo muitas vezes gera desconforto. Quando viajar procure valorizar o diferente e ensinar às crianças o respeito ao próximo. Procure entender as características da cultura local e mostrar que a riqueza está na diversidade. Tenha certeza que cada experiência ajudará seu filho a ter uma visão de que o mundo é muito maior do que a família, a escola e os amigos. Quando pensar no custo de uma viagem, lembre-se que viagem de férias é um investimento que vai além de simplesmente conhecer um lugar especial. Sempre que possível ultrapasse as barreiras geográficas e o mais importante: em vez de tirar fotos para postar, registre na alma cada momento em família… é isso que faz a vida valer a pena.

Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Mukhina1

 

Comentários

Sair da versão mobile