logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 dicas para viajar de trem pela Europa | Qual Viagem Logo

London, UK - June 19, 2016: London Paddington station with unidentified people. Much of the main-line station dates from 1854 and was designed by Isambard Kingdom Brunel

10 dicas para viajar de trem pela Europa

7 de dezembro de 2016

Viajar de trem é uma das maneiras mais fáceis de se locomover pela Europa. Para ajudar os aventureiros iniciantes, a Rail Europe, companhia líder na distribuição de bilhetes e passes dos trens europeus, preparou uma lista com 10 dicas que todo viajante precisa saber antes de embarcar em uma viagem de trem pelo Velho Continente.

1) As estações são de fácil acesso

London, England - April 30, 2016: Kings Cross Railway Station London, a major London railway terminus basks in the afternoon sun. In the foreground, the new entrance to Kings Cross underground, on the concource, tourists and commuters sit and rest.

Foto por iStock / Patrickistock

As estações de trem estão, em geral, localizadas no centro das cidades, o que ajudará na economia de tempo. Não é necessário se preocupar com grandes deslocamentos.

2) Bagagem: quanto mais leve e menor, melhor

Open traveler's bag with clothing, accessories, credit card, tickets and passport, travel and vacations concept

Foto por iStock / cyano66

Viajar de trem é uma viagem prática, mas, entrar e sair dos vagões com mala pesada não é uma tarefa muito fácil. Por isso, pense e planeje bem para levar somente o essencial.

3) Pontualidade

Closeup of hands on clock face

Foto por iStock / jasastyle

Ser pontual é uma das regras mais importantes em viagens de trens. O trem sai exatamente na hora marcada, até em relação aos minutos que aparecem no bilhete. Por isso, chegue com antecedência para evitar perder o passeio.

4) Sem check-in

Young Asian tourist with luggage waiting train in station.

Foto por iStock / ake1150sb

Uma das coisas boas em uma viagem de trem é não se preocupar em fazer o check-in, basta entrar com seus pertences. Por isso, é importante chegar com até 30 minutos de antecedência, para encontrar a plataforma de embarque e o vagão indicado.

5) Validação do bilhete

9

Foto por Divulgação / Rail Europe

A validação dos bilhetes é feita durante a viagem. Um profissional da empresa irá carimbar o seu ticket para validá-lo.

6) Planeje o seu trajeto

Train climbing on a breathtaking bridge in the Swiss Alps 1

Foto por iStock / gdefilip

Antes de qualquer coisa, é importante planejar bem as viagens de trens, pois existem opções com trens de alta velocidade e trajetos mais rápidos, além das passagens econômicas.

7) Viajar de trem à noite pode te ajudar a economizar

Paris, France - October 9, 2016: Parisian suburban trains Transilien at Paris-Est station. Transilien network transports around 3 million passengers per day

Foto por iStock / Leonid Andronov

Conseguir guardar aquele dinheiro extra durante as viagens pode ser mais fácil do que se imagina. Optar por um percurso longo durante a noite, por exemplo, é uma excelente alternativa para poupar gastos com quartos de hotel.

8) Compre suas passagens com antecedência

Cropped image of young couple shopping online

Foto por iStock / DragonImages

Com a Rail Europe, é possível comprar passagens pelo site e garantir bons descontos. No site, o viajante faz reservas de assentos com possibilidade de entrega dos bilhetes na tranquilidade do lar, sem precisar entrar em filas nas estações.

9) Você pode fazer um lanche dentro do próprio trem

Mysore, India - October 11, 2011: Restaurant wagon of The Golden Chariot, a luxury tourist train that connects the important tourist spots in the Indian states of Karnataka. The train is designed to be a "Palace on Wheels" and features two multi-cuisine restaurants—Nala and Ruchi—serving a buffet spread of vegetarian and non-vegetarian cuisine.

Foto por iStock / SerengetiLion

Bateu uma fome durante o trajeto? Basta seguir até o vagão-restaurante ou utilizar o serviço de snack bar. Nem todos os trens têm o serviço disponível, por isso, é importante verificar antes. Caso viaje de primeira classe, o atendimento pode oferecer café, chá, snacks ou refeições.

10) Fique atento às estações para não perder a sua parada

Beautiful young woman travelling in a train of Parisian underground and looking through the window at the Eiffel tower

Foto por iStock / encrier

As paradas nem sempre são avisadas ou podem ser anunciadas em uma língua que você não conhece. A dica nesse caso é anotar o horário de chegada previsto e os nomes das últimas estações que precedem o seu local de destino.

Mais informações em: raileurope.com.br

Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Christian Mueller

Comentários