Ícone do site Qual Viagem

Rio Preguiças sem pressa e as belas dunas de Lençóis, no Maranhão

Foto por istock/Gianluca Figliola Fantini

O estado do Maranhão possui algumas das paisagens mais belas do Brasil. São Luís, a capital do estado com seu casario preservado e suas tradições portuguesas são marcos da arquitetura luso no país.

Foto por istock/GianlucaFF

Mas beleza mesmo, pode ser conferida de perto em duas localidades ainda pouco visitadas no Maranhão por brasileiros. Um desses locais é a descida pelo sinuoso rio Preguiças num barco de alumínio- a conhecida voadeira- é uma verdadeira apresentação á diversidade das belezas naturais dos Lençóis.

Vale descer com bastante calma, apreciando a mudança do cenário. Próximo ao centro de Barreirinhas, palmeiras como o buriti e carnaúba dominam praticamente quase que a totalidade da paisagem. Os mangues vêm a seguir, primeiro os mais baixos e retorcidos; depois , os densos e altos.

Na proximidade de Vassouras, dunas pontilhadas por casas de palha, surgem na margem direita. Na maré cheia, a água invade a vegetação e cria braços de rios navegáveis. São rotas alternativas por onde os barcos passam sem pressa e você pode ver os pássaros a poucos metros dos manguezais. Dá pra sentir até o aroma de maresia, antes que a aventura termine com o encontro das águas em Caburé. A outra visão espetacular são as enormes dunas do Parque Nacional dos Lençóis.

Deserto numa região bastante chuvosa, é possível? Qual o segredo dos Lençóis Maranhenses?

Rios de leito profundamente arenoso como o Parnaíba e o Preguiças, que depositam areia na foz o tempo todo. Adicione ventos e correntes marítimas na direção do continente, que lançam areia de volta sobre o imenso e interminável manguezal. Esse processo acontece há mais de 10 mil anos O resultado são dunas de até 45 metros de altura entremeadas por lagoas de água doce.

Foto por Istock/ GianlucaFF

Barreirinhas é o portal de entrada

Quem quer contato com a natureza selvagem deve ir direto á vila de Atins ou a Santo Amaro do Maranhão, ao lado de lagoas belas e bem pouco visitadas, como a da Gaivota e a Tropical. O Rio Preguiças e os Lençóis Maranhenses são visitados anualmente por muitos turistas alemães, ingleses, franceses, belgas, espanhóis, americanos e holandeses. Por incrível que possa parecer, os brasileiros não são a grande maioria dos visitantes.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por istock/Gianluca Figliola Fantini

Comentários

Sair da versão mobile