Ícone do site Qual Viagem

Formosa, em Goiás, é reduto de ecoturismo e aventura

Foto por Secretaria de Turismo de Formosa

Formosa, distante menos de 80 quilômetros de Brasília e 280 de Goiânia, surge como destino de ecoturismo e turismo de aventura. A cidade, que influencia na formação de três importantes bacias hidrográficas do Brasil – Amazonas, Prata e São Francisco, possui forte potencial turístico graças às suas maravilhas da natureza.

Foto por Secretaria de Turismo de Formosa

Entre os atrativos da região está o Salto do Itiquira, que com 168 metros de queda livre é o maior salto do Planalto Central e está em uma reserva formada por corredeiras, mirantes, canyons e mais de 35 nascentes puríssimas de águas cristalinas.

Outro ponto turístico de destaque é a Lagoa Feia. Com 400 metros de largura e 7 km de extensão, está próxima ao centro da cidade e possui várias trilhas para passeios. No Vale do Paranã é realizado, todo ano, o campeonato mundial de voo livre. Outro destaque é o Buraco das Araras, com trilhas que levam a diversas cavernas.

Foto por Silvio Quirino/ Goiás Turismo

Não deixe de conhecer o Recanto das Cachoeiras, que está localizado em uma reserva particular, a cerca de 60 quilômetros do centro da cidade. O lugar conta com duas quedas d’água, uma com aproximadamente 25 metros e outra com 2 metros de altura. As duas formam piscinas adequadas para banho.

Foto por Secretaria de Turismo de Formosa

E também a Caverna Escaroba, que tem acesso via rapel e possui formações rochosas e uma pequena cachoeira interna que forma um cenário incrível.

A cidade abriga também sítios arqueológicos, como o Toca da Onça, que fica situado em uma reserva particular a sete quilômetros de Formosa e conta com pinturas rupestres datadas de aproximadamente 4500 anos.

Foto por Secretaria de Turismo de Formosa

Perfeita para os aventureiros, é palco de atividades como voo livre, trilhas, entre outros.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Secretaria de Turismo de Formosa

Comentários

Sair da versão mobile