logo

Telefone: (11) 3024-9500

14 museus brasileiros que valem a viagem | Qual Viagem Logo

14 museus brasileiros que valem a viagem

8 de novembro de 2016

O Brasil é um país recheado de história, arte e cultura. Graças a sua dimensão, apresenta tudo isso com grande diversidade em cada um de seus cantos.  Com mais de 3.200 museus catalogados, muitos deles reconhecidos internacionalmente e cheios de obras raras e famosas, como Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), não dá para viajar e não fazer uma visita histórica. Para conhecer um pouco dos museus do país, a BlaBlaCar montou uma lista com os 14 museus que valem a viagem. O Brasil tem desde opções para os apreciadores de pintura até aqueles que gostam de arte contemporânea, confira:

1 – Instituto Inhotim, Brumadinho (MG)

Foto por Carla Durante

Foto por Carla Durante

Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o museu é cercado por um belo jardim botânico que valoriza sua área e possui mais de vinte galerias com obras de artistas de diferentes nacionalidades. As mostras, que mudam de acordo com a curadoria do museu, estimulam a participação do visitante. O museu fica em Brumadinho, cidade mineira colada em BH.

2 – Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG)

Foto por Istock/ PurpleImages

Foto por Istock/ PurpleImages

É um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto. A atração é um grande complemento para entender um dos episódios mais controversos da história do Brasil: a Inconfidência Mineira. No total são 16 salas temáticas, que abrigam os restos mortais dos inconfidentes e as supostas travas da forca de Tiradentes. Pra aliviar o clima mórbido, há obras de Aleijadinho complementando o acervo. No total são mais de 4 mil peças que retratam praticamente todas as esferas da vida sócio-cultural mineira dos séculos XVIII e XIX.

3 – Museu de Ciências e Tecnologia (PUC), Porto Alegre (RS)

Foto por Marcos Colombo/ Divulgação

Foto por Marcos Colombo/ Divulgação

As instalações são extremamente interativas, com cerca de 700 experimentos de tecnologia para entreter os visitantes. As coleções científicas abrigam um vasto acervo de fósseis, espécimes representantes da biodiversidade e peças provenientes de escavações arqueológicas, que são objeto de pesquisa de mestrandos e doutorandos provenientes de várias partes do mundo.

4-  Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre (RS)

Foto reprodução iberecamargo.org.br

Foto reprodução iberecamargo.org.br

O museu é dedicado ao pintor gaúcho Iberê Camargo. O acervo é dividido em dois núcleos, o núcleo de obras de arte é composto por mais de cinco mil obras, entre pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo. A parte documental inclui mais de vinte mil itens, como catálogos, recortes de jornais e revistas, correspondências, cadernos de notas e fotografias relacionadas à vida e obra do artista. O prédio, projetado pelo português Álvaro Siza, também abriga mostras temporárias de arte contemporânea, oficinas gratuitas e um charmoso café.

 

5 – Museu de Arte Contemporânea (MAC), Niterói (RJ)

Foto por IStock/ PurpleImages

Foto por IStock/ PurpleImages

O prédio, projetado por Oscar Niemeyer, além da vista maravilhosa, tem uma arquitetura que por si só já vale a visita, por ser considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. O museu reúne um acervo pequeno, mas significativo, com obras de artistas como Jorge Guinle, Lygia Clark, Amílcar de Castro e Iberê Camargo.

6 – Museu Imperial, Petrópolis (RJ)

Foto por Alexandre Peixoto - FUNDAÇÃO CULTURA E TURISMO DE PETROPOLIS/ Divulgação

Foto por Alexandre Peixoto – FUNDAÇÃO CULTURA E TURISMO DE PETROPOLIS/ Divulgação

A belíssima casa já serviu como palácio de verão do imperador D. Pedro II. O acervo fixo reúne móveis, jóias e documentos do Segundo Reinado. Em seu entorno, o belo jardim valoriza a construção que vale a visita.

7 – Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (RJ)

Foto por IStock

Foto por IStock

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente, inaugurado recentemente no Rio, o espaço foi construído na Praça Mauá, centro da cidade, com uma arquitetura moderna e futurista. O Museu do Amanhã oferece uma narrativa que provoca um questionamento de como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos.

8 –  Museu da Imagem e do Som, São Paulo (SP)

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Mostras temporárias, apresentações de dança, cursos, oficinas e exibições de filmes estão entre os grandes atrativos do museu, que cresceu em popularidade com  exposições renomadas que recebeu nos últimos tempos. Entre elas: a do cineasta Stanley Kubrick, a do músico David Bowie e a do programa de TV infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Além disso, o espaço do museu abriga um restaurante badalado que atrai muitas pessoas.

9 – Museu de Arte de São Paulo – MASP (SP)

Foto por Istock/ Willbrasil21

Foto por Istock/ Willbrasil21

O prédio do Museu de Arte de São Paulo, projetado por Lina Bo Bardi, é considerado um dos grandes cartões-postais da cidade. Seu acervo expõe obras de grandes nomes da arte, tais como Rembrandt, Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso. Além do museu em si ter uma arquitetura grandiosa que já vale a visita, a localização é ótima para conhecer a cidade.

10 – Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (SP)

Foto por Istock/ cifotart

Foto por Istock/ cifotart

A Pinacoteca é um dos mais importante museus de arte do Brasil. O prédio projetado no fim do século 19 pelo arquiteto Ramos de Azevedo fica localizado no centro de São Paulo e abriga mais de 9 mil obras, a maioria delas com foco na arte brasileira. Os quadros “Tropical”, de Anita Malfatti, “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Júnior, e “Mestiço”, de Candido Portinari, são os principais itens do acervo.

11 –  Museu do Futebol, São Paulo (SP)

Foto por Caio Pimenta

Foto por Caio Pimenta

A localização não poderia ser mais estratégica: o museu está instalado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. A experiência é válida tanto para os amantes do esporte como para quem só quer conhecer as instalações interativas que contam a história do futebol.

12 – Museu da Gente Sergipana, Aracaju (SE)

Foto por Márcio Garcez/Divulgação

Foto por Márcio Garcez/Divulgação

O espaço é um grande ponto turístico da cidade e recebe cerca de 7 mil visitantes por mês.

É um prato cheio para quem deseja conhecer mais sobre a cultura fascinante do Estado. A concepção artística é a mesma do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Ou seja: prepare-se para instalações super divertidas e interativas.

13 – Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)

Foto por Gleyson Ramos

Foto por Gleyson Ramos

Esse museu está na lista dos melhores do mundo e entre os primeiros do ranking de museus no Brasil. O imponente castelo é uma réplica de um castelo medieval europeu que abriga, entre outros itens, mais de 3 mil armas e armaduras provenientes da Europa e Ásia. Além disso, o instituto abriga uma pinacoteca que exibe o maior acervo do pintor holandês Frans Post.

14 – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (PR)

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Popularmente conhecido como “Museu do Olho” por conta da sua arquitetura, o prédio é dedicado a mostras de artes visuais, arquitetura e design. Seu acervo fixo tem obras de nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Andy Warhol e Di Cavalcanti e é reconhecido por ser um dos maiores museus de arte da América Latina. O museu foi inaugurado em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias do Estado e passou por adaptações onde em sua frente foi instalado o popularmente chamado Olho, um anexo de 30 metros de altura feitos de concreto e vidro que imprimiu uma nova identidade ao complexo.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Marcio Silva

Comentários