logo

Telefone: (11) 3024-9500

2017: o ano de conhecer o Canadá | Qual Viagem Logo

Réveillion Ottawa 2017, no Canadá

2017: o ano de conhecer o Canadá

11 de janeiro de 2017

Já percebeu que nos últimos meses vira e mexe o Canadá está em destaque na televisão ou na internet? Sim, o país é lindo em qualquer época do ano e merecidamente tem recebido mais atenção do que nunca. Mas agora existe também um outro motivo: 2017 é o ano do sesquicentenário do Canadá.

Essa é uma data que já está sendo esperada há bastante tempo. Meu marido é canadense, e há alguns anos ele já me diz que 2017 seria especial. Por lá eles dizem que é o ano do “sesqui” (sesquicentenário significa 150 anos). Talvez você até já tenha visto a hashtag #Canada150 nas redes sociais.

As comemoração dos 150 anos da independência do Canadá já começaram em Ottawa

As comemoração dos 150 anos da independência do Canadá já começaram em Ottawa | Foto: Ottawa 2017

Mas o que isso significa?

Em linguagem simples e clara, é a comemoração de 150 anos da independência do Canadá. Sim, até 1867 (portanto bem depois do Brasil) o Canadá pertencia ao Reino Unido. Na verdade ainda pertence ao império britânico de uma certa forma (pois eles continuam reconhecendo a rainha da Inglaterra como chefe de Estado e inclusive pagam impostos ao Reino Unido), mas em 1867 o Canadá passou a ser considerada uma entidade com governo próprio.

Na prática, isso significa que 2017 vai ser um ano de muita festa. Quase todas as cidades canadenses estão planejando algum evento. O auge será no dia primeiro de julho, o dia da independência em si (chamado “Canada Day”).

Em 2015 tive a chance de passar o Canada Day em Vancouver. Nossa, que lindo! Tem desfile, shows e apresentações o dia inteiro, food trucks com comidinhas gostosas nas ruas, muita queima de fogos e, claro, todo mundo se veste de vermelho, carrega a bandeira ou põe uma daquelas tatuagens temporárias no rosto. É algo bem especial presenciar esse nacionalismo canadense.

O evento acontece no Canada Place (abaixo) e nas ruas adjacentes.

Canada Place, em Vancouver

Canada Place, em Vancouver

Como escolher onde visitar?

A festa principal será na capital do país, Ottawa. Ela começou no próprio reveillon, quando a cidade até inaugurou a pira Ottawa 2017, tipo uma pira olímpica. E a partir de agora eles prometem 12 meses de comemorações.

Pira Ottawa 2017, em Ottawa, no Canada

Pira Ottawa 2017, em Ottawa, no Canada | Foto: Ottawa 2017

Para turistas do mundo todo, o grande presente é a entrada grátis em todos os parques nacionais e patrimônios nacionais ao longo do ano. É a chance perfeita para conhecer os parques nacionais de Banff e Jasper, por exemplo, que ficam nas Montanhas Rochosas em Alberta.

Montanhas Rochosas Canadenses em Banff, província de Alberta

Montanhas Rochosas Canadenses em Banff, província de Alberta | Foto: RenataPereira.tv

As fotos que você vê desses dois parques não fazem juz à beleza dos lugares. No verão a água dos lagos é tão verde que nem parece real, e no inverno, quem disse que existem lagos? Tudo vira gelo, você caminha por cima das águas, assim como nos filmes. Foi nesse cenário que passei minha lua-de-mel. :)

Na época eu ainda não fazia vlogs, mas para ilustrar a beleza natural do Canadá, aproveito pra mostrar pra vocês o cenário do outro lado do país: as Cataratas do Niágara. Olha só a cor da água!

Outras cidades que também merecem destaque são Montreal (pode ir preparando o seu francês), Toronto (a maior cidade do país) e Vancouver (considerada a de melhor qualidade de vida).  Aliás, a maior comemoração de Canada Day fora da capital geralmente acontece em Vancouver. Este ano eles já anunciaram que haverá um festival de 11 dias celebrando a cultura indígena da região.

A melhor maneira de ficar por dentro das últimas novidades é acompanhar este site do governo do Canadá, que é constantemente atualizado com a programação das várias cidades. Mas mesmo que o Canadá esteja totalmente fora dos planos este ano, de vez em quando dê uma conferida em #Canada150. Duvido que não vai dar aquele gostinho de quero mais…

Aqui você encontra mais informações sobre algumas cidades canadenses tanto no meu blog quanto em outros blogs e sites que adoro, e também no site da Qual Viagem:

Toronto: 2 Dias em Toronto – Dia 1 | 2 Dias em Toronto – Dia 2

Vancouver: Natureza: O melhor de Vancouver

Cidade de Quebec: Cidade de Quebec: Um pedaço da França no Canadá

MontrealMontreal: o que fazer em 3 dias | Montreal, uma cidade cultural

Niagara Falls: 7 motivos para conhecer as Cataratas do Niágara, no Canadá

CalgaryCalgary | Um passeio pelo centro e um jantar na Calgary Tower

Banff: Banff, no Canadá, é repleta de montanhas e lagos

Ottawa: Um dia perfeito em Ottawa


Quer ficar por dentro do que acontece na América do Norte? Então venha conhecer meu blog!

Prefere vídeos ou fotos? Tenho vários guias no YouTube e fotos inspiradoras no Instagram.

Te espero!

 

Renata Pereira

Renata Pereira

Viajar o mundo sempre foi um sonho de infância, que para Renata começou a se concretizar em 2003, quando foi estudar na Califórnia. De lá pra cá, conheceu mais de 20 países trabalhando para a FIFA. Morou em Los Angeles por 6 anos, onde foi correspondente do SBT, e desde 2014 vive em Austin, capital do Texas, onde trabalha com produção de conteúdo e organização de eventos. Renata conhece mais da metade dos estados americanos e todo final de semana sempre inventa uma desculpa pra pegar a estrada.
Renata Pereira

Últimos posts por Renata Pereira (exibir todos)

Comentários