logo

Telefone: (11) 3024-9500

11 atrações que não podem faltar em um roteiro pelo Atacama | Qual Viagem Logo

Volcanoes Licancabur and Juriques, Moon Valley, Atacama, Chile

11 atrações que não podem faltar em um roteiro pelo Atacama

24 de maio de 2018

Com uma paisagem mais surreal do que a outra, o Deserto do Atacama, no norte do Chile, tem 105.000 km² e os títulos de deserto mais árido e mais alto do mundo. Entre rochedos e lagos, as atrações naturais do Atacama são espetaculares e rendem imagens que ficarão na sua memória para sempre. Há uma grande variedade de tours disponíveis, então separamos alguns pontos turísticos que com certeza valem a visita:

Vale da Lua

Foto por iStock / longtaildog

Foto por iStock / longtaildog

O nome “Valle de la Luna” foi dado a esse lugar pois acreditavam que seu relevo seria comparável ao da Lua. Hoje, sabemos que eles não são tão parecidos, mas isso não significa que o Vale da Lua não seja impressionante. Há formações de sal, areia e pedras, cavernas, cânions e dunas de tons avermelhados.

Lagunas Altiplânicas

Foto por iStock / nonimatge

Foto por iStock / nonimatge

Trata-se das lagoas vizinhas Miñiques e Miscanti, que estão a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Esses grandes poços de água em um azul profundo são cercados de morros e vulcões. A Miscanti, por exemplo, cobre incríveis 15 km² de área.

Vale da Morte

Foto por iStock / zhuzhu

Foto por iStock / zhuzhu

Esse nome pode até ser pouco convidativo, mas o Vale da Morte também é deslumbrante, com rochedos e dunas enormes em visuais de tirar o fôlego. Ali, é possível fazer trekking e sandboard, ou apenas apreciar a vista a partir de um dos mirantes naturais.

Gêiseres de El Tatio

Foto por iStock / Tiago_Fernandez

Foto por iStock / Tiago_Fernandez

Esse é um dos maiores campos geotérmicos do mundo, com dezenas de gêiseres a uma altitude de 4.200 metros. A atividade é maior logo nos primeiros momentos do amanhecer, quando é possível assistir a um show da natureza com jatos de água e vapor. Você vai facilmente sentir que está em outro planeta.

Laguna Cejar

Foto por iStock / nonimatge

Foto por iStock / nonimatge

As águas dessa lagoa possuem uma concentração de sal que chega a 40% – maior que a do Mar Morto. Por isso, ao entrar ali você não vai afundar – e ainda vai poder tirar aquela foto clássica flutuando.

Vulcão Licancabur

Foto por iStock / StreetFlash

Foto por iStock / StreetFlash

É o mais famoso dos enormes vulcões que pontuam o horizonte do Atacama e atinge os 5.900 metros de altitude. Quem tiver fôlego suficiente pode fazer trekking até a cratera. As vistas pelo caminho compensam todo o esforço.

Piedras Rojas

Foto por iStock / Nektarstock

Foto por iStock / Nektarstock

As tais “pedras vermelhas” existem em abundância nessa área. Em meio ao solo avermelhado, há uma lagoa de águas em tom verde claro.

Ojos del Salar

Foto por iStock / daboost

Foto por iStock / daboost

São dois poços de água lado a lado, como duas piscinas naturais. Podem ser pequenos em extensão, porém são bem profundos. Quem tiver coragem, pode dar um mergulho ali.

Vale do Arco-Íris

Foto por iStock / elleon

Foto por iStock / elleon

As rochas desse vale são compostas por diversos minerais, ganhando assim cores diferentes, como verde e vermelho. O passeio é bem tranquilo, com caminhada entre os rochedos multicoloridos.

Salar de Tara

Foto por iStock / zhuzhu

Foto por iStock / zhuzhu

O Salar de Tara é conhecido por suas rochas enormes e de formatos singulares, esculpidas pelo vento e pela erosão. No meio, há uma lagoa azul esverdeada cercada por paredões rochosos, habitat de flamingos e outros animais, como as vicunhas.

Tour Astronômico

Foto por iStock / SL_Photography

Foto por iStock / SL_Photography

A combinação de altitude, baixa umidade, céu aberto e pouca luminosidade artificial faz do Atacama um dos melhores lugares do planeta para observação do céu noturno. No tour astronômico é possível ver o céu mais estrelado da sua vida, com uma pequena e divertida aula sobre astronomia.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / xeni4ka

Comentários