Ícone do site Qual Viagem

10 praias maravilhosas no Ceará

Foto via Flickr Chaval Brasil

Já listamos por aqui praias belíssimas de Alagoas e Bahia e chegou a hora de falar do Ceará. No Estado, o sol brilha forte praticamente o ano todo e, mesmo na época de chuvas, é uma ótima opção para curtir dias de areia e mar. Para os praieiros de plantão, listamos 10 praias maravilhosas no Ceará. Não deixe de conhecê-las, são parada obrigatória no litoral cearense.

Canoa Quebrada

Foto por deltafrut via wikipedia

Deslumbrante e afrodisíaca, Canoa Quebrada é um verdadeiro paraíso para os amantes de altas temperaturas. As dunas, falésias e praias da região proporcionam um visual incrível e uma experiência única ao turista. Situada a 165 km de Fortaleza, Canoa Quebrada é, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos do Ceará.

Jericoacoara

Foto por via Flickr Rosanetur

Situada no litoral do Ceará, a 300 km de Fortaleza, a praia de Jericoacoara é uma das mais bonitas do litoral cearense. Belas dunas, lagoas cristalinas e um mar calmo e agradável formam parte da paisagem. Além disso, os turistas podem a partir de lá realizar a rota das emoções que visita também as praias do Piauí e Maranhão, explorando o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.

Praia do Cumbuco

Foto via Flickr Otávio Nogueira

A praia de Cumbuco tem se adequado às exigências de quem visita, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 20 restaurantes, de especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional, entre outras.

Praia de Morro Branco

Foto por por Carolinam94 Via Commons Wikimedia

Localizada a 77 km do município de Fortaleza, a praia do Morro Branco é um dos destinos mais belos da costa leste cearense. Composto por  cenários de falésias e areias coloridas, muito utilizadas como matéria-prima para o artesanato típico da região. É de lá que vêm as areias nos mais diversos tons utilizadas para a confecção de paisagens de areia montadas dentro de garrafinhas, quadros, e até pequenas ampulhetas.

Praia do Futuro

Foto via Flickr Fabiano Caruso

Na Praia do Futuro, a vista é encantada pelas cores das velas das jangadas, levadas e trazidas do mar com a ajuda de tábuas roliças. É dali que parte a maior parte dos passeios de barco e onde também fica o Museu do Farol, inaugurado em 1846.

Lagoinha

Foto por Fábio Barros via Wikipedia

Localizada a 124 quilômetros de Fortaleza, próxima a Paracuru, a praia da Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará. Com 15 km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura, lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta. Quem visita a Lagoinha tem certeza que esta é a praia dos sonhos. Uma paisagem de cinema contracena com jangadas e um povo muito tranquilo e feliz

Ponta Grossa

Foto via Flickr Ana Patícia Almeida

Com mar bastante verde e falésias avermelhadas, a Praia da Ponta Grossa, fica quase na fronteira com o Rio Grande do Norte. A duna de Ponta Grossa é um dos pontos turísticos mais visitados da região, pentence à (APA) área de preservação ambiental e fica no município de Icapuí.

Mundaú

Foto via Flickr Otávio Nogueira

A 150 quilômetros de Fortaleza, a Praia de Mundaú tem rios, dunas e lagoas que formam uma paisagem relaxante, sendo considerada refúgio dos turistas no litoral cearense. Seu mar, que alterna entre tons de verde e azul, é bastante convidativo.

Praia da Lagoa Azul

Foto por Amo o Nordeste/Divulgação

A lagoa, que fica no município de Jijoca de Jericoacoara, é um dos points de Jeri, com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. O espelho d´água é um só, mas ganha nomes diferentes em dois trechos. A Lagoa Azul, mais rústica, é o ponto de parada dos passeios de bugue. Tem barracas simples e trampolins de madeira.

Praia da Tatajuba

Foto via Flickr Babi Santander

A praia de Tatajuba, um vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio, tem dunas enormes, coqueirais e mar calmo. Tem também lagoas de águas verdinhas como a Lagoa da Torta, contornada por barracas – destaque para a do Didi, com pescados fresquinhos.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Flickr Chaval Brasil

Comentários

Sair da versão mobile